https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/issue/feed ScientiaTec 2022-01-18T18:25:50-03:00 Profª Drª Maria Cristina Caminha de Castilhos França revista.scientiatec@poa.ifrs.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista <em>ScientiaTec</em>, e-ISSN 2318-9584, periódico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, está com chamada aberta para publicação.</p> <p>A revista ScientiaTec, de natureza científica com ênfase às áreas de educação e ensino, tem por finalidade a divulgação de estudos e pesquisas de caráter original voltados à formação Profissional Técnica, Tecnológica e Superior, e busca um perfil interdisciplinar em seus artigos e editoriais, enfatizando os aspectos multiculturais que permeiam o cenário da Educação em Ciência e Tecnologia no Brasil. O periódico está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS (PROPPI).</p> <p>ScientiaTec é um periódico semestral criado com a finalidade de publicar textos inéditos com ênfase nas áreas do conhecimento indicadas, sob a forma de artigos, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional, resenhas e comunicações de dissertações e teses.</p> https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/4159 Obtenção e caracterização comparativa de quatro diferentes composições elastoméricas baseadas em uma matriz única de estireno-butadieno 2021-01-24T19:16:23-03:00 Agmar José de Jesus Silva agmarster@gmail.com <p>Em um trabalho prático de uma disciplina do curso de especialização em processamento de plásticos e borrachas do IMA/UFRJ, quatro diferentes formulações elastoméricas foram preparadas utilizando para tal uma mesma matriz de estireno-butadieno (SBR) e um único procedimento experimental, mas variando-se a carga utilizada em cada composição. As cargas utilizadas foram cinza da casca de arroz, silicato (mica) e carbonato de cálcio (CaCO<sub>3</sub>), sendo uma das composições correspondente ao SBR puro. O objetivo global do trabalho foi verificar a importância da composição das misturas elastoméricas, assim como analisar o efeito das diferentes cargas nas propriedades reológicas e mecânicas finais do material. As diferentes misturas foram feitas em misturador aberto de rolos e seguindo a norma ASTM D 3182. Após a vulcanização em uma prensa, as composições obtidas foram avaliadas com relação às propriedades reométricas de cura e propriedades mecânicas de resistências à tração e ao rasgamento, além da dureza (Shore A), cada qual conforme a sua respectiva norma ASTM. Foi verificado que o pó da casca de arroz e a mica exerceram os melhores efeitos reforçantes, uma vez que promoveram os maiores incrementos nos valores de módulo elástico e dureza Shore A, conferindo assim melhor desempenho mecânico ao artefato.</p> 2022-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/4393 (Im)Possibilidades de acesso ao ensino superior público: a reprodução da dualidade estrutural e simbólica 2021-06-07T14:22:47-03:00 Rhuany Soares rhuany.soares@ufrgs.br Maria Cristina Caminha de Castilhos França mcristina.franca@poa.ifrs.edu.br <p>Observa-se que a educação no Brasil, nas suas diferentes institucionalidades, não atua como espaço social neutro e comporta, na perspectiva de Pierre Bourdieu, práticas de reprodução social. Nesse sentido, busca-se relacionar a dualidade estrutural e simbólica que marca ainda hoje a educação no Brasil, tendo em vista a perspectiva histórica da educação profissional, que surge em 1909 como uma educação para os desvalidos em contraponto à educação propedêutica direcionada à elite. Essa estrutura é reflexo da dimensão econômica dominante que, em resumo, coloca em oposição uma educação voltada para o trabalho manual e uma educação voltada para o trabalho intelectual. Este artigo trata da manutenção da ausência de expectativas de acesso ao ensino superior público, fenômeno construído sistematicamente ao longo das trajetórias familiar e educacional dos estudantes das camadas populares. Ou seja, propõe-se uma reflexão crítica à desigualdade de classe cujo acesso à universidade pública revela e reitera, com base no contexto histórico e social de reprodução das desigualdades sociais que se concretizam também na história da educação profissional no Brasil.</p> 2022-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/3844 Estudo da concepção de um cicloergômetro para reabilitação de pacientes críticos 2021-04-11T13:44:42-03:00 Cassiano Rodrigues Moura cassianocrm@hotmail.com Nathália Moreira Nanni Moura natyflo@hotmail.com <p>Uma das preocupações do PDP – Processo de Desenvolvimento de Produtos está ligado as questões relacionadas a ergonomia. Está se preocupa fortemente com a reabilitação de pacientes, inclusive os que são internados em leitos hospitalares, onde um dos principais problemas relatados é a fraqueza muscular. A exposição desses pacientes os coloca frequentemente por um processo de imobilização prolongada, o que pode gerar danos, devido ao repouso excessivo. Diante disso este trabalho utiliza a metodologia do PDP alinhada as ferramentas de DfErg - Projeto para Ergonomia para a elaboração da concepção de um cicloergômetro para reabilitação de pacientes críticos em leito hospitalar. O procedimento metodológico seguiu uma sequência lógica de atividades, entre eles: avaliação do problema, revisão bibliográfica, desenvolvimento do projeto e avaliação dos resultados. O trabalho foi realizado em parceria com o LADEP – Laboratório de Desenvolvimento de Produtos, na UDESC. A metodologia aplicada iniciou-se com o Projeto Informacional onde são levantadas as informações necessárias sobre as necessidades relacionadas com auxílio da matriz QFD – Desdobramento da Função Qualidade e de pesquisa de mercado. Posteriormente foi desenvolvido o Projeto Conceitual onde a visão do mercado foi transformada em um conceito tecnologicamente atrativo, nesta etapa foi realizada a modelagem funcional do processo, a pesquisa pelos princípios de solução e a seleção de uma alternativa de concepção. Por fim foi realizado o Projeto preliminar onde foi apresentado o croqui do produto e uma lista preliminar de materiais<em>.</em></p> 2022-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5187 Lei do resfriamento de Newton: 2021-06-07T10:13:55-03:00 Tiago Admiral tdesteffani@gmail.com <p>Os desafios das atividades remotas, em tempos de pandemia, atingem todas áreas de conhecimento mas, em especial, as atividades experimentais da física. A manipulação de equipamentos e observação dos fenômenos sempre foram características motivadoras para aos alunos, porém diante da realidade de atividades por videoconferência essas características da experimentação podem ficar prejudicadas. Este artigo traz um relato de experiência de uma aula experimental sobre a Lei do resfriamento de Newton, realizada de forma remota, com uma turma de 12 licenciandos em física. A coleta de dados foi realizada eletronicamente pelo Arduino, e os dados foram compartilhados em tempo real com os alunos. Os alunos puderam observar o fenômeno do resfriamento pela <em>webcam</em>, bem como os dados de temperatura em tempo real, e a análise dos dados foi feita pelos próprios alunos usando papel mono-log, disponibilizado em meio digital pelo professor. Os dados coletados mostraram que os alunos tiveram, além de boa aceitação à prática, excelentes resultados de aprendizado.</p> 2022-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/4368 Identificação e análise dos modelos didáticos de um grupo de professores de Biologia do ensino Médio 2021-04-11T14:18:36-03:00 Edmundo Rodrigues Junior edmundo.cruzeiro@gmail.com Marcela Moraes de Oliveira marcela_moraes13@hotmail.com Tiago Destéffani Admiral tdesteffani@gmail.com <p>Identificar e analisar os modelos didáticos dos docentes pode ser o início para se pensar em estratégias de ensino para melhorar o ensino de ciências. Para atingir o objetivo aplicamos um questionário a 20 professores de biologia do ensino médio. Identificamos os modelos didáticos dos docentes a partir das suas percepções sobre: os objetivos para ensinar, os conteúdos a ensinar, as concepções e os interesses dos alunos, a metodologia e sobre a avaliação. Em todas as dimensões supracitadas percebemos uma tendência dos professores em reconhecer as visões construtivistas do ensino, isto é, assumir crenças didáticas associadas aos modelos espontaneísta e investigativo. No entanto, os professores ainda possuem uma tendência conservadora para avaliar os alunos.&nbsp; Entender o perfil dos docentes pode facilitar a elaboração de projetos de formação continuada mais eficazes e com ênfase na dimensão avaliação</p> 2022-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/4158 Contribuição ao estudo do equilíbrio de fases do ternário ácido salicílico/água/butanol nas temperaturas de 333K e 353K 2020-09-23T11:35:54-03:00 Larissa Reis da Silva silva.larissareis@gmail.com Daniela de Melo Guimarães daniela.meloguimaraes@gmail.com Sandra Cristina Dantas sandraenq@gmail.com Ricardo Francisco Pires ricardo.pires@uftm.edu.br <p>A falta de dados de solubilidade dos mais variados solutos em solventes limita diversos estudos acadêmicos, bem como melhorias e projetos nas indústrias químicas. Tendo a importância do enriquecimento destes dados na literatura como norte, é que surge esse projeto com o objetivo de estudar o equilíbrio líquido-líquido do ternário ácido salicílico/butanol/água avaliando o efeito da temperatura em 333K e 353K e concentração do ácido no equilíbrio, compreendendo os limites do estudo deste equilíbrio até o ponto de ocorrência de uma reação química. Foram determinadas a curva binodal e linhas de amarração em ambas as temperaturas estudadas. Em ambos os diagramas se identificou um comportamento das curvas binodais correspondente a um diagrama ternário do tipo III. Notou-se um aumento da densidade e alteração de turbidez da mistura ternária no sistema na composição de 60% (massa/massa) de ácido em butanol que são indícios da ocorrência da reação de esterificação para formação de ésteres salicílicos e, para melhor avaliação, determinou-se o espectro de infravermelho em ambas as fases deste sistema. Analisando o espectro de infravermelho temos o indicio da formação de um éster salicílico. Pelos cálculos dos coeficientes de partição, pode-se inferir que a afinidade do ácido é maior pela fase rica em butanol. Concluiu-se que não é possível estudar o equilibrio desta mistura ternária em altas concentrações de ácido e altas temperaturas, devido a ocorrência da reação de esterificação.</p> 2022-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5665 Expediente 2022-01-11T12:15:41-03:00 Comissão Revista ScientiaTec revistascientiatec@poa.ifrs.edu.br 2022-01-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 ScientiaTec