Sobre a Revista

Foco e Escopo

ScientiaTec, de natureza científica e multidisciplinar com ênfase às áreas de educação e ensino, tem por finalidade a divulgação de estudos e pesquisas de caráter original voltados à formação Profissional Técnica, Tecnológica e Superior, e busca um perfil interdisciplinar em seus artigos e editoriais, enfatizando os aspectos multiculturais que permeiam o cenário da Educação em Ciência e Tecnologia no Brasil. O periódico está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS (PROPPI).

ScientiaTec é um periódico semestral criado com a finalidade de publicar textos inéditos nas diversas áreas do conhecimento, em especial nas áreas de ensino e educação profissional e tecnológica, sob a forma de artigos, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional, resenhas e comunicações de dissertações e teses.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois  avaliadores voluntários externos, selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação.

Os avaliadores devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem  declarar-se não qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.

Aos avaliadores é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo.

Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres relevando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.

Aos avaliadores é dado um prazo de vinte dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do coordenador editorial, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição e publicação da revista.

Periodicidade

A ScientiaTec tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

INTEGRIDADE E PREVENÇÃO DE PLÁGIO

Para garantir a integridade acadêmica e prevenção do plágio nas publicações adotamos o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando a ferramenta CopySpider, para verificar textos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros trabalhos disponíveis na internet. 

Em caso de identificação de plágio no artigo, em qualquer etapa do processo, a submissão é rejeitada e arquivada e os autores informados na sequência. Plágio é considerado crime de violação de direito autoral previsto no Código Penal brasileiro e na Lei Nº 9.610.

 

Política de Preservação Digital

A SientiaTec é hospedada no Portal de Periódicos do IFRS, o que garante a preservação de seu conteúdo digital a partir de cópias de segurança realizadas periodicamente pelo IFRS, além do depósito do conteúdo digital na Rede Privada LOCKSS da PKP, viabilizado pela adoção do OJS.

Sponsors

Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional