Indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na prática profissional do ensino médio integrado à educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4131Resumo
Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa em andamento relacionada a um curso de mestrado profissional que aborda a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Buscou-se analisar procedimentos que estão sendo utilizados na implementação da prática profissional no ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP), com a finalidade de promover a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão na formação do estudante. Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio da análise de diretrizes e perspectivas da prática profissional neste nível e modalidade de ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) – Campus Santa Rosa, bem como das normativas relacionadas a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão contida em documentos institucionais e de pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores que investigam a citada temática. As repercussões indicam que a prática profissional prevista na estruturação do percurso formativo do estudante de educação profissional, organizadas intencionalmente nos currículos dos cursos, representam a possibilidade de efetivar na educação básica a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão. O compromisso de educação integral expresso nos documentos dos Institutos Federais encontram nas orientações da citada indissociabilidade possibilidades concretas de efetivação desta missão. É nesta lógica que o IFFar propõe nas suas diretrizes a Prática Profissional Integrada (PPI), prevista nos projetos pedagógicos dos cursos, onde indica possibilidade de ação curricular, constituindo oportunidade de construção de metodologia integradora, compatível com os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização e da integração entre teoria e prática no processo ensino-aprendizagem, podendo potencializar a relação entre educação e prática social, entre pesquisa e o princípio educativo do trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).