A expressão algébrica por meio do mapa do trajeto de casa até a escola

Autores/as

  • Magali Deckert Arndt Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI), Santo Ângelo, RS http://orcid.org/0000-0002-3376-9073
  • Gisnari Alves Matos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Ijuí, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1212

Palabras clave:

Expressão Algébrica, Trajeto, Casa, Escola

Resumen

A confluência entre os meios utilizados para o aprendizado e os objetivos pretendidos para o ensino da Matemática deve ser cultivada. O processo requer constantes buscas, exigindo do professor habilidade em propor novas abordagens. O trabalho aqui descrito foi desenvolvido em uma turma do nono ano através da metodologia de projetos defendida por Behrens (2008). Estudos apontam que no ensino da Matemática desta fase, os alunos têm grande rejeição à ideia de que a resposta não seja um número e sim uma expressão. A ideia inicial do presente trabalho parte de D´Ambrosio (2003), que está ancorada no paradigma da complexidade defendido por Morin (2000), segundo o qual “[...] é preciso substituir um pensamento disjuntivo e redutor por um pensamento complexo.” (MORIN, 2000, p. 38). O presente relato teve como objetivo estabelecer relações matemáticas algébricas por meio do desenho do trajeto entre a casa do estudante e a escola, utilizando para tanto o cálculo da distância que os separa e o valor do transporte por metro rodado. Além de capturar as medidas e escrever em papel milimétrico, os alunos puderam comparar as medidas coletadas com os dados dos mapas do Google Earth, o que tornou o estudo mais significativo na construção do pensamento algébrico. Ainda há muito a ser feito, mas, antecipadamente, concluímos que quando a escola, em diferentes campos sociais, promove uma condição de aprendizado em que há entusiasmo nos fazeres e cooperação entre os participantes, ela cria condições para a formação dos valores humanos frequentemente esquecidos quando se fala do ensino da Matemática e o uso das tecnologias.

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Biografía del autor/a

  • Magali Deckert Arndt, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI), Santo Ângelo, RS
    Graduação em Matemática com habilitação para Física e Desenho Geométrico - 2005/URI. Aperfeiçoamento no curso de Pós Graduação em Ciências Ambientais - Saúde e Meio Ambiente - 2006/URI. Especialização em Física para a Educação Básica - 2011/UFRGS; Aluna Especial (90 h/a) Curso de Mestrado em Educação - 2013/UNISC. Aluna PEC - Mestrado Educação - UFRGS/2014. Mestranda de Ensino Científico e Tecnológico - URI/2015 Campus de Santo Ângelo.
  • Gisnari Alves Matos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Ijuí, RS
    Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Graduada em Matemática pela Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Referencias

BEHRENS, M. A. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 15. ed. Campinas: Papirus, 2003.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, D.F.: UNESCO, 2000.

Publicado

2016-01-05

Número

Sección

Resumos

Cómo citar

A expressão algébrica por meio do mapa do trajeto de casa até a escola. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 231, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1212. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1212.. Acesso em: 15 nov. 2024.

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