Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos

Autores

  • Bruno Resende Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, RS
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3188

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Ensino Matemática, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento teórico sobre o modo como os Objetos de Aprendizagem (OA) vêm sendo utilizados para o ensino e a aprendizagem e suas contribuições no campo da Educação Matemática. Buscou-se produções de artigos entre os anos de 2010 e 2017 por meio do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante o procedimento de identificação das produções, foram obtidos 23 artigos sendo oito escolhidos para leitura e análise. Mediante a leitura dos trabalhos, identificou-se o tema, objetivos, metodologia, referenciais teóricos, público-alvo assim como as principais considerações. Os OA foram evidenciados como ferramenta mediadora de conhecimento, inovadora de conteúdos, além de possuir ampla relevância pedagógica que pode contribuir positivamente na interação com o professor apesar de existir a necessidade da aproximação dos docentes com esses recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Resende, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, RS

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possuo experiência em cinco anos na área de gestão de projetos em tecnologia da informação. Participo ativamente em projetos de bilhetagem eletrônica no setor de transportes da cidade de Porto Alegre. Atuei desenvolvendo projetos e aplicativos para smartphones. Domínio em matemática, educação e tecnologia.

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, RS

Isabel Cristina Machado de Lara é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, dedicando-se à pesquisa em Inovação e Interdisciplinaridade de Educação em Ciências e Matemática no século XXI. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Faculdade de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participa do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, como coordenadora da área de Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática. Realiza palestras, oficinas e minicursos em formações continuadas de professores atuando principalmente nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da matemática, uso de jogos, etnomatemática, resolução de problemas, avaliação no ensino da matemática e na formação de professores.

Referências

ALMEIDA, A. R. S. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 2007.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BAIRRAL, M. A. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: um olhar retrospectivo para os artigos do SIPEM. In: ROSA, Maurício; BAIRRAL, Marcelo Almeida; AMARAL, Rubia Barcelos. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. Natal: Livraria da Física, 2015. p. 97-130.

BUSSI, M. G. B.; MARIOTTI, M. A. Semiotic mediation in the mathematics classroom: artifacts and signs after a Vygotskian perspective. In: ENGLISH, L. et al. (Eds.). Handbook of International Research in Mathematics Education, second revised edition, Lawrence Erlbaum: Mahwah, NJ. 2008. p. 746-783.

BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

BICUDO, M. A. V. et al. Educação matemática. São Paulo: Moraes, 2005.

BITTAR, M. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista, n. 1, p. 157-171, 2011.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. dos S.; ZULATTO, R. B. A. Educação a distância online. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BOUCINHA, R. M.; GRASEL, P.; TAROUCO, L. M. R. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem multimodais para tablets. In: DE LIMA, José Valdeni et al. Objetos de Aprendizagem Multimodais: Projetos e Aplicações. Editorial UOC, 2014. p. 165-178.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 2013.

BUENO, N. L. Tecnologia educacional e reificação: uma abordagem crítica a partir de Marxs e Luckás. 2013. 503f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

CAMPOS, F.; SANTORO, F. M.; BORGES, M. R. S. Cooperação e aprendizagem online. Rio de Janeiro: Co&a, 2003.

CUNHA FILHO, P.; NEVES, A.; PINTO, R. O projeto Virtus e a Construção de Ambientes Virtuais de Estudo Cooperativos. In: MAIA, C. Educação a distância no Brasil na era da Internet. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000. p. 53-72.

FABRE, M. C. J. M.; TAMUSIUNAS, F.; TAROUCO, L. M. R. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE, v. 1, n. 1, 2003.

FERREIRA, C. A. de M. A relação entre o brincar, a consciência e o desenvolvimento, sob uma ótica vygotskiana. Revista Eletrônica Informação e Cognição, v. 5, n. 1, p. 137-180, 2006.

FILHO, A. B. do C.; LIMA, J. V. de. Princípios de projeto. In: DE LIMA, José Valdeni et al. Objetos de Aprendizagem Multimodais: Projetos e Aplicações. Editorial UOC, 2014.

HEIDE, A.; STILBORNE, L. Guia do Professor para a Internet - completo e fácil. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade virtual e aumentada: conceitos, projeto e aplicações. In: Livro do IX Symposiumon Virtual andAugmented Reality. Petrópolis, Editora SBC. 2007.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Distance Education: a systems view. Belmont: Wadsworth, 1996.

OLIVEIRA, C. TIC’s na Educação: A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, 2015.

PAGEL, M. Adapted to culture. Nature, London, 482, 7385, 297-299, Feb. 2012.

PAULIN, J. F. V. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: um olhar retrospectivo para os artigos do SIPEM. In: ROSA, Maurício. BAIRRAL, Marcelo. Almeida. AMARAL, Rubia. Barcelos. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. Natal: Livraria da Física, 2015. p. 17-56.

PICCOLI, L. A. P. A Construção de Conceitos em Matemática: uma proposta usando tecnologia de informação. 2006. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – PUCRS, Porto Alegre, 2006.

SEWART, D.; KEEGAN, D.; HOLMBERG, B. Distance Education International Perspectives. London: Routllege, 1991.

SINGO, F. Objetos de aprendizagem multimodais. In: DE LIMA, José Valdeni et al. Objetos de Aprendizagem Multimodais: Projetos e Aplicações. Editorial UOC, 2014. p. 17-34.

TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. C. J. M.; KONRATH, M. L. P; GRANDO, A, R. Objetos de Aprendizagem para M-learning. In: Florianópolis: SUCESU-Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação. 2004.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

RESENDE, B.; LARA, I. C. M. de. Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 1, p. 11–24, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i1id3188. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3188. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.