Considerations about validations methods of virtual games in teaching and learning of Mathematics

Authors

  • Luana Henrichsen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá, Ibirubá, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0522-5666
  • Rodrigo Farias Gama Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá, Ibirubá, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3909

Keywords:

Mathematical Software, Games, Aided Tool, Efficiency, Validations

Abstract

This work aims to make a literature review about how the virtual games validations are realized in the teaching and learning process in Mathematics Subject. For this purpose, research was realized with the keywords: virtual games; Mathematics; teaching, in both Portuguese and English, through the platforms Scopus, IEEE Xplore and Elsevier, searching for papers published from 2005 to 2019. It was found in hundreds of works, and after reading the abstracts, only 20 were selected. Among these papers were articles, dissertations, theses, and books that deal with games, in national and international level. The selected papers were divided into three categories: a) traditional games applied in any subject; b) traditional games in Mathematics teaching; c) application of virtual games in Mathematics teaching. In this last category, four articles were selected to verify which methodologies were used to validate the data obtained from the virtual games application. The results indicated that, in most cases, the data are subjected to basic statistics, such as position´s measures and relative frequency. In addition, data appeared from the Shapiro Wilk test, Nielsen Usability and Cognitive Path Method. One of the analyzed articles did not present how the data validation process was developed. In general, it proved the effectiveness of using virtual games in Mathematics teaching.

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Author Biographies

  • Luana Henrichsen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá, Ibirubá, RS, Brasil

    Docente temporária do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus Santa Rosa. Possui Mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Especialização em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Ibirubá (IFRS) e Graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Ibirubá (IFRS). No período de agosto a dezembro de 2013, foi bolsista do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) pelo IFRS Campus Ibirubá atuando na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), desenvolvendo trabalhos com alunos com déficit de aprendizagem. No ano de 2016 participou como bolsista voluntária do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) pelo IFRS Campus Ibirubá, atuando em sua pesquisa de trabalho de conclusão de curso voltada ao ensino e aprendizagem de matemática com alunos surdos. Também ministrou oficinas no Programa Mais Educação atuando nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa de 2014 a 2018.

  • Rodrigo Farias Gama, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá, Ibirubá, RS, Brasil

    Minha formação acadêmica se constitui em Matemática/Licenciatura, obtido na UNICRUZ (Universidade de Cruz Alta), em janeiro de 2008. Anteriormente a este, durante três anos, cursei Ciência da Computação na mesma instituição de ensino, e apesar de não concluído, deu-me embasamento para uma série de projetos ligados a informática, sendo de maior destaque, a elaboração de um ambiente virtual (Blog) para estimular o interesse dos alunos pela matemática, situado no endereço (http://www.espacomatematica.com/). Minha experiência profissional iniciou-se em maio de 2008, no Colégio Franciscano Santíssima Trindade, da rede SCALIFRA-ZN, em Cruz Alta, onde atuei até 2013. Além do ensino da matemática, fui responsável pelas atividades no laboratório de informática com os alunos do quarto ano do ensino fundamental. Lecionei também, matemática e física para o ensino médio na rede pública estadual, na Escola Margarida Pardelhas em Cruz Alta, desde agosto de 2010 até dezembro de 2013. Atualmente, atuo com Matemática no ensino médio integrado, e em disciplinas específicas de Matemática em cursos de Graduação no IFRS - Campus Ibirubá, onde já atuei na coordenação do Curso de Matemática. Buscando inovar nas aulas, desenvolvo uma proposta de ensino que estimula o interesse dos alunos pelo aprendizado, utilizando os recursos multimídia disponíveis, como laboratórios de informática, salas de vídeo, projetor multimídia, entre outros. Minhas linhas de pesquisa são Uso de mídias digitais e jogos digitais no auxílio do aprendizado. Como trabalho mais atual, destaco o Projeto Matemática Pop, que consiste no uso de várias ferramentas de redes sociais para produção de conteúdo online: Youtube, Twitter e Instagram. Mantenho um canal no Youtube chamado Matemática Pop com resolução de questões e dicas de recursos digitais para professores, disponível em www.bit.ly/matematicapop.

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Published

2020-08-30

Issue

Section

Ensino de Matemática

How to Cite

HENRICHSEN, Luana; GAMA, Rodrigo Farias. Considerations about validations methods of virtual games in teaching and learning of Mathematics. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 6, n. 2, p. e2004, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id3909. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3909.. Acesso em: 22 nov. 2024.

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