Uma exploração do Teorema de Stewart com GeoGebra: do estático ao dinâmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6467

Palavras-chave:

Teorema de Stewart, GeoGebra, Tecnologias Digitais, História da Matemática, Ensino

Resumo

Nas décadas finais do século XX e início do século XXI, têm sido de interesse educacional estudos para o estabelecimento de diálogos entre a História da Matemática e as Tecnologias Digitais. Neste trabalho, objetivamos apresentar um objeto de aprendizagem elaborado no GeoGebra para o estudo do Teorema de Stewart. Para um novo ponto de vista da demonstração do referido teorema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como fonte primária tratados antigos de matemática, com o intuito de promover o ensino de conteúdos da geometria euclidiana plana. São discutidas as formas de uso do GeoGebra como ferramenta de representação e comunicação do conhecimento matemático, de visualização e de descoberta na verificação e exploração do Teorema de Stewart, materializada por informações históricas com o GeoGebra. A experiência do uso do objeto de aprendizagem permitiu a visualização de casos particulares como também possibilitou abordar outras situações geradas ao explorar o comportamento dos comprimentos dos segmentos em função da localização do ponto D na ceviana.

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Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

TEIXEIRA, Lucas Santos; COELHO, Iara Martins; CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto. Uma exploração do Teorema de Stewart com GeoGebra: do estático ao dinâmico. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 9, n. 2, p. e2002, 2023. DOI: 10.35819/remat2023v9i2id6467. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6467.. Acesso em: 26 nov. 2024.

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