Reflexões sobre os métodos de validações de jogos virtuais no ensino e aprendizagem da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3909Palavras-chave:
Software Matemático, Jogos, Ferramenta Auxiliadora, Eficácia, ValidaçõesResumo
Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre como são realizadas as validações dos jogos virtuais no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa com as palavras-chave: jogos virtuais; Matemática; ensino, tanto em português quanto em inglês, por meio das plataformas Scopus, IEEE Xplore e Elsevier, buscando trabalhos compreendidos entre os anos de 2005 a 2019. Foram encontrados centenas de trabalhos e, após a leitura dos resumos, foram selecionados 20 deles. Entre esses trabalhos estavam artigos, dissertações, teses e livros que tratavam sobre jogos, tanto em esfera nacional, como internacional. Ao que compete aos selecionados, foram separados em três categorias: a) jogos tradicionais aplicados em qualquer disciplina; b) jogos tradicionais no ensino da Matemática; c) aplicação de jogos virtuais no ensino da Matemática. Nesta última categoria, foram selecionados quatro artigos para verificar quais as metodologias utilizadas para a validação dos dados obtidos a partir da aplicação dos jogos virtuais. Os resultados apontam que os dados, na maioria dos casos, são submetidos à estatística básica, como medidas de posição e frequência relativa. Além disso, apareceram dados analisados a partir do teste Shapiro Wilk, Usabilidade de Nielsen e Método do percurso cognitivo. Um dos artigos analisados não apresentou como foi desenvolvido o processo de validação dos dados. De modo geral, comprovou-se a eficácia dos jogos virtuais no ensino da Matemática.
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