Dossiê: Cultura, Educação e Sociedade no Brasil Contemporâneo

Após cinquenta anos do Golpe Militar, trinta anos do movimento Diretas Já e vinte e cinco anos das primeiras eleições diretas para presidente depois da ditadura, o Brasil contemporâneo experimentou profundas transformações em termos sociopolíticos e econômicos, com consequências para as produções artístico-culturais. Pensando nas relações entre Brasil real e imaginado na contemporaneidade – além das formas como o país teve sua identidade redefinida, transformada por outras identidades em trânsito e influenciada pela intensificação dos processos de urbanização e globalização vividos nas últimas décadas  –  os trabalhos presentes no dossiê “Cultura, educação e sociedade no Brasil contemporâneo” e na seção Resenhas buscam estabelecer diálogos entre diferentes áreas do saber, em especial, Artes e Humanidades, a fim de analisar o país quanto a suas realidades social, cultural, artística, e aos reflexos de tais realidades no meio educacional. A presente edição também contém trabalhos publicados na Seção Livre, com diferentes abordagens temáticas.

Dra. Cimara Valim de Melo (IFRS)
Dr. Edward King (University of Cambridge)
Organizadores

Dossier: Culture, Education and Society in Contemporary Brazil

Fifty years after the Military Coup, thirty years after the “Diretas Já” movement and twenty five years after the first presidential elections following the dictatorship, contemporary Brazil has undergone deep socio-economic and political transformations, with wide-ranging consequences for cultural and artistic production. Taking into consideration connections between the real and the imaginary in contemporary Brazil – as well as the way in which the country’s identity has been redefined, transformed by other transitory identities, influenced by the intensification of the processes of urbanization and globalization experienced over the past decades –  the works present in this special issue on “Culture, Education, and Society in Contemporary Brazil”, and in the section “Reviews”, seek to establish dialogues between different disciplines, especially in the Arts and Humanities, with a view to examining the country in relation to its social, cultural and artistic reality, as well as the ways in which this reality is reflected in the world of education. This issue also brings together papers with different thematic approaches in the Free Section.

Dra. Cimara Valim de Melo (IFRS)
Dr. Edward King (University of Cambridge)
Organizers

Dossier: Cultura, Educación y Sociedad en el Brasil Contemporáneo

Cinquenta años después del Golpe Militar, treinta después del movimiento “Diretas Já” y veinte cinco después de las primeras elecciones tras la dictadura, el Brasil contemporáneo ha experimentado profundas transformaciones sociopolíticas e economicas, com consequencias para las producciones culturales. Pensando en las relaciones entre el Brasil contemporáneo real e imaginado – tanto como la forma en que la identidad del país fue redefinida, tranformada por otras identidades transitorias, influenciada por la intensificación de los procesos de urbanización e globalización experimentados durante las últimas décadas –  los trabajos presentes en el tema “Cultura, educación e sociedad en el Brasil contemporáneo” y la sección Resúmenes intentan establecer diálogos entre diferentes disciplinas, sobre todo en las Artes e Humanidades, con el fin de analisar la realidad social, cultural e artística del país, y como el mundo de la educación refleja esa realidad. Esta edición también contiene artículos publicados en la Sección Libre, con diferentes enfoques temáticos.

Dra. Cimara Valim de Melo (IFRS)
Dr. Edward King (University of Cambridge)
Organizadores

Publicado: 2014-12-15