Estratégias de leitura aplicadas ao gênero fôlder
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v3.n2.a1860Resumo
Os gêneros da mídia têm sido estudados amplamente na escola com o objetivo de formar leitores críticos e produtores dos diversos textos que circulam na sociedade. Neste artigo, fazemos uma reflexão sobre a importância de se usar os gêneros textuais para ensinar leitura. Apontamos algumas ideias de como trabalhar o fôlder em sala de aula com o intuito de contribuir com o estudo da leitura como prática social. Quanto à concepção de linguagem, adotamos a perspectiva dialógica, representada por Bakhtin e seu Círculo, que considera a linguagem como um processo interativo, social, histórico e dialógico. Como resultado, constatamos a viabilidade e a importância de se utilizar os gêneros como subsídios para o ensino de leitura, uma vez que possibilitam ao aluno adentrar outros universos, conhecer outros discursos, discutir sua realidade e ter novas maneiras de expressar sua opinião.
Palavras-chave: Leitura. Gêneros textuais. Fôlder.
STRATEGIES FOR READING APPLIED TO THE GENRE FÔLDER
Abstract: The genres of the media have been widely studied in school with the goal of forming critical readers and producers of various texts which have circulated nowadays. In this article, we present a reflection on the importance of using textual genres to teach reading. Thus, we discuss some ideas of how to work the fôlder in the classroom in order to contribute to the teaching of reading as a social practice. As conception of language, we adopt the dialogical perspective, represented by Bakhtin and his Circle, which considers language as an interactive social, historical and dialogical process. As a result, we evidence the viability and the importance of using the genres as basis for the teaching of reading because they allow the student to enter other universes, know other discourses, as well as discuss their reality and have new ways to express their opinion.
Keywords: Reading. Textual genres. Fôlder.
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