Em tempos e espaços deslocados, um olhar sobre o ensino de literatura no Brasil

Autores

  • Cassiana Grigoletto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n2.a1862

Resumo

A discussão acerca da urgente necessidade de mudanças no processo educacional brasileiro não é recente. Com a globalização da economia e a revolução tecnológica, veio também a compressão de espaço e tempo, ou seja, uma nova era, a da pós-modernidade, provocando profundas transformações sociais, as quais vêm alterando os produtos culturais e também o mundo do trabalho. Nesse contexto, torna-se urgente e necessário repensar o ensino de literatura, principalmente na educação profissional, uma vez que o mercado vem exigindo, cada vez mais, profissionais criativos e com capacidade de inovação. Acredita-se que isso só é possível com melhor formação geral, pois já não basta mais educar para a prática utilitarista, para apenas “saber fazer”, e sim para a prática capaz de provocar a reflexão e a transformação social, ou seja, educar para pensar. Como a literatura por si só provoca esse exercício de pensar e refletir, o presente trabalho procura demonstrar a importância do ensino de literatura como componente curricular que contribui imensamente para a formação integral do profissional-técnico. No entanto, é preciso repensar o modo de ensiná-la. Nesse sentido, partindo de uma perspectiva menos eurocêntrica e historicista, sugere-se a reflexão e o estudo de textos literários por meio de eixos temáticos e com a inclusão de novos produtos culturais, de forma mais condizente com a realidade atual de tempos e espaços deslocados, capaz de propiciar a verdadeira formação de leitores críticos e reflexivos.

Palavras-chave: Pós-modernidade. Educação profissional. Ensino de literatura.

 

DESPLAZADOS EN TIEMPOS Y ESPACIOS, UNA MIRADA SOBRE LA ENSEÑANZA DE LA LITERATURA EN BRASIL

Resumen: La discusión acerca de la urgente necesidad de cambio en el proceso educativo brasileño no es nuevo. Con la globalización económica y la revolución tecnológica, también vino la compresión del espacio y del tiempo, es decir, de una nueva era, la de la posmodernidad, provocando transformaciones sociales profundas, que han alterado los productos culturales y también el mundo del trabajo. En ese contexto, es urgente y necesario reformular la enseñanza de la literatura, sobre todo en la formación profesional, ya que el mercado viene exigiendo, cada vez más, profesionales creativos e innovadores. Se cree que esto sólo es posible con la mejora de la educación general, porque ya no es suficiente educar para una práctica utilitaria, a sólo "saber hacer", sino educar a una práctica capaz de provocar la reflexión y la transformación social, es decir, educar para pensar. Como la literatura por sí sola causa ese ejercicio para pensar y reflexionar, este trabajo busca demostrar la importancia de la enseñanza de la literatura como un componente curricular que contribuye enormemente al desarrollo general de la formación profesional y técnica. Sin embargo, tenemos que reformular la forma de enseñarla. En este sentido, a partir de una perspectiva menos eurocéntrica e historicista, se sugiere la reflexión y el estudio de los textos literarios a través de temas y con la inclusión de nuevos productos culturales, de una manera más cercana a la realidad actual de los tiempos y los espacios desplazados, capaz de proporcionar la verdadera formación de lectores críticos y reflexivos.

Palabras clave: La postmodernidad. La educación profesional. Enseñanza de la literatura.

Biografia do Autor

Cassiana Grigoletto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Câmpus Sertão. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Teoria da Literatura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2014-12-15