Profissão professor: diversidade, adversidade e transformação social

Autores

  • Julio Cesar Oliveira Bernardo UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n2.a1864

Resumo

Na realidade brasileira, a profissão docente nos últimos anos tem sido alvo de discussões e estudos em torno da constituição e da construção de sua identidade. Este artigo se propõe a analisar o contexto da profissão docente diante das adversidades e diversidades contemporâneas atinentes à sua prática, bem como a refletir sobre os desafios e caminhos que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo é fruto da instigação causada pelas discussões e estudos realizados durante um semestre letivo em uma disciplina de mestrado de um programa de pós-graduação em Educação de uma universidade do estado de Minas Gerais. Empregou-se pesquisa bibliográfica, com predominância de abordagem qualitativa. São estabelecidas relações entre a diversidade contextual da profissão docente e as adversidades inerentes à complexidade de seu exercício. A transformação da docência é apontada a partir do redimensionamento dos desafios e da crise institucional da docência.

Palavras-chave: Profissão docente. Professor. Transformação social.

 

TEACHING PROFESSION: DIVERSITY, ADVERSITY AND SOCIAL TRANSFORMATION

Abstract: In Brazilian reality, teaching profession in recent years has been the subject of discussions and studies around the constitution and the construction of their identity. This paper aims to analyze the context of the teaching profession in face of adversity and contemporary diversities  relating to this practice, as well as to reflect on the challenges and trails that underlie the process of teaching and learning. This paper is the result of instigation caused by the discussions and studies conducted during one semester in a master's course in a program of postgraduate studies in education at a university in the state of Minas Gerais. We applied bibliographic research, predominantly qualitative approach. Relationship between the contextual diversity of the teaching profession and the adversities inherent complexity of this occupation is established. The transformation of teaching is pointed from the resizing of the challenges and the institutional crisis of the teaching profession.

Keywords: Teaching profession. Teacher. Social transformation.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Oliveira Bernardo, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Letras (Português, Inglês), Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo MIneiro - Uberaba  MG.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

BERNARDO, J. C. O. Profissão professor: diversidade, adversidade e transformação social. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 3, n. 2, 2014. DOI: 10.35819/tear.v3.n2.a1864. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1864. Acesso em: 25 abr. 2024.