Não verás ciência alguma: educação na ditadura militar brasileira
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v3.n2.a1873Resumo
A partir da denúncia literária contida em um trecho do romance Não Verás País Nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão, o artigo, como objetivos, aponta as estratégias da ditadura militar brasileira para negar a ciência como objeto possível da Educação e identifica os efeitos na formação e desenvolvimento da ciência no contexto dos anos de chumbo. Os objetivos são cumpridos a partir da pesquisa bibliográfica como metodologia. O trabalho argumenta que o silêncio e a desconstrução quanto às possibilidades de uma formação discursiva da ciência foram estratégias adotadas pelo Regime Militar para negar a ciência como objeto educacional; que dessas estratégias resultaram o esvaziamento do nicho profissional do cientista, o fechamento de institutos, a criação de organismos prioritariamente técnicos, o fomento ao Brasilianismo face ao declínio das atividades da intelligentsia nacional. O artigo conclui que o regime ditatorial institucionalizou uma pedagogia na qual o ser humano é apropriado como capital em um processo de ensino tecnicista restrito às habilidades para um mercado de trabalho recrutador de profissionais básicos num saber fazer.
Palavras-chave: Educação. Ciência. Ditadura Militar. Universidade brasileira.
YOU WILL NOT SEE ANY SCIENCE:
EDUCATION IN BRAZILIAN MILITARY DICTATORSHIP
Abstract: From the literary denunciation in an excerpt from the novel Não Verás País Nenhum, by Ignacio de Loyola Brandão, this article points out as main goals the strategies of the Brazilian military dictatorship to deny science as a possible object of education, and identifies the effects that result in destitution of science in the educational context of the anos de chumbo. The objectives are met through the bibliographical research as a methodology. The paper argues that the silence and the deconstruction of the possibilities of a discursive formation of science were strategies adopted by the military regime to deny science as educational purpose; that these strategies resulted diminishing the professional niche scientist, closing institutes, the creation of primarily technical bodies, fostering Brasilianism to face the decline of the activities of the national intelligentsia. The article concludes that the dictatorial regime institutionalized a pedagogy in which human capital is suitable as a process restricted to the technicalities teaching skills to a labor market in a professional recruiter basic know-how.
Keywords: Education. Science. Military dictatorship. Brazilian university.
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