Superfícies quádricas e TIC’s: concepção, aplicação e análise de uma proposta didática à luz da teoria da representação semiótica de Duval
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v3.n2.a1865Resumo
O presente trabalho é o resultado de uma experiência didática realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul, em 2013, na disciplina de Geometria Analítica II. Através de uma metodologia de pesquisa qualitativa, os alunos investigaram o conceito de Superfície Quádrica e suas relações com outros objetos matemáticos, em que, através de um experimento didático realizado no laboratório de informática, foi possível observar e analisar como os estudantes se apropriaram dos conceitos matemáticos envolvidos na proposta. A teoria das representações semióticas de Raymond Duval foi usada para analisar e interpretar a realização das atividades pelos sujeitos envolvidos. Com a pesquisa, demonstramos ser profícuo o uso da tecnologia digital para a aprendizagem dos conceitos matemáticos envolvendo superfícies quádricas. Ao final da proposta, disponibilizamos, na forma de produto, a sequência de atividades utilizada no experimento e apresentada no artigo, com o objetivo de propiciar aos demais colegas reflexões e possibilidade de contribuir em sua prática pedagógica no que se refere ao ensino de Superfícies Quádricas.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Representações Semióticas. Superfícies Quádricas. Tecnologia Digital.
QUADRICS SURFACES AND TIC’S: DESIGN, IMPLEMENTATION AND ANALYSIS OF AN EXPERIMENT TEACHING IN THE LIGHT OF THE THEORY OF REPRESENTATION OF DUVAL SEMIOTICS
Abstract: This paper is the result of a teaching experiment conducted with undergraduate Mathematics at the Federal Institute of Rio Grande do Sul - Caxias do Sul Campus in 2013 in the discipline of Analytic Geometry II. Through a qualitative research methodology, students investigated the concept of quadric surface and its relations to other mathematical objects, in which, it was possible to observe and analyze how students appropriated the mathematical concepts involved in proposal through a teaching experiment conducted in the computer lab. The theory of semiotic representations of Raymond Duval was used to analyze and interpret the performance of activities by those involved. The research shows the the use of digital technology is fruitful for the learning of mathematical concepts involving quadric surfaces. At the end of the proposal a sequence of activities used in the experiment and presented in the article is available as a product developed by the research, with the goal of providing teachers with reflections and possibilities of innovation in their practices.
Keywords: Teaching of Mathematics. Representations Semiotics. Quadric Surfaces. Digital Technology.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.