O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos

Autores

  • Rhamonytta Costa Andreatta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS
  • Daiane Scopel Boff Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1175

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Projeto Pedagógico, Formação de professores

Resumo

Esta pesquisa resulta de uma análise documental sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados na modalidade presencial, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Teve por objetivo mapear proximidades entre esses documentos e apontar possibilidades de construção/condução, em especial, no que se refere aos itens Perfil do Egresso, Objetivos do Curso e Matriz Curricular, a fim de contribuir com as discussões que estão sendo realizadas em âmbito de formação de professores de Matemática. O estudo realizado apontou, em 2014, a existência de 74 ofertas de cursos de Licenciatura em Matemática distribuídos nas 05 regiões brasileiras, sendo 04 na região Centro-Oeste, 33 na região Nordeste, 06 na região Norte, 19 na região Sudeste e 12 na região Sul. A amostra foi composta porProjetos de Curso de 29 campi, sorteados proporcionalmente entre os ofertantes nas regiões brasileiras. A análise destes documentos aponta como diretriz a formação professores com domínio de conteúdos matemáticos, de estratégias e metodologias aplicáveis ao processo de ensino e aprendizagem, bem como com capacidades socioeducativas, que lhes permitam socializar o conhecimento matemático já construído e atuar como mediadores no processo de aprendizagem dos estudantes. Ainda, uma análise sobre as matrizes curriculares destes cursos mostra que os componentes estão subdivididos em blocos de conhecimentos específicos e didático-pedagógicos e que as Práticas de Ensino ocorrem de forma integrada aos conhecimentos específicos e pedagógicos. Complementar a isso, os projetos analisados preveem um mínimo de três Estágios Curriculares Supervisionados, em âmbito de Ensino Fundamental e Médio, propostos a partir do quarto semestre, realidade que vai ao encontro do proposto nas legislações vigentes (BRASIL, 1996; CNE/CP 1, 2002).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhamonytta Costa Andreatta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul.

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2007). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO PLENO. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2002.

Downloads

Publicado

2015-09-17

Como Citar

ANDREATTA, R. C.; BOFF, D. S. O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 1, p. 14, 2015. DOI: 10.35819/remat2015v1i1id1175. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1175. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos