O uso de softwares como alternativa para ensinar matemática: um desafio para o docente na era homo zappiens

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-7406-2517

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1166

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Nativos Digitais, Tecnologias Digitais, Software Livre

Resumo

Cada vez mais a tecnologia evolui e consequentemente a sociedade também. Logo, as discussões sobre o uso das tecnologias em sala de aula pelos docentes têm tido considerável destaque em cursos de formação de professores de matemática. Atualmente os jovens, segundo as concepções de Veen e Vrakking (2009), são nativos digitais. Os autores desenvolvem a tese sobre nativos digitais fundamentados nas seguintes ideias: (1) os jovens não têm medo em errar; (2) eles experimentam e arriscam; (3) interagem, compartilham e comunicam suas ideias; (4) criam e inventam; (5) aprendem colaborando e cooperando. Portanto, percebe-se que há a necessidade da escola se reinventar para contemplar cada vez mais as demandas emergentes que surgem a partir de uma sociedade predominantemente tecnológica, na qual todos (professores, estudantes e comunidade escolar) estão inseridos. Na palestra, a partir de uma possível interseção entre matemática, tecnologias e educação, buscou-se apresentar exemplos de como é possível aliar as tecnologias na construção de conhecimento matemático pelos estudantes. Foram apresentadas e discutidas algumas possibilidades para desenvolver conteúdos do ensino básico e do ensino superior, utilizando os seguintes softwares livres: Winplot, GrafEquation, Shapari e GeoGebra. Destacou-se na ocasião que as contribuições na aprendizagem dos conteúdos pelos estudantes são potencializadas ao fazer uso das tecnologias digitais, uma vez que se exige dos sujeitos envolvidos constante ação sobre os mais diversos objetos e contextos sobre o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Licenciado em Matemática (2007) e mestre em Ensino de Matemática (2012) pela UFRGS. Doutorando em Informática na Educação pela UFRGS. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul desde 2011. Atua como professor orientador do projeto PIC/OBMEP vinculado ao CNPQ/CAPES desde 2013. As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias da epistemologia genética e das representações semióticas para o fenômeno da aprendizagem matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Referências

Veen, W.; Vrakking B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

SILVA, R. S. da. O uso de softwares como alternativa para ensinar matemática: um desafio para o docente na era homo zappiens. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 1, p. 2, 2015. DOI: 10.35819/remat2015v1i1id1166. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1166. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>