Proyecto PIBID y Servicio Educativo Especializado: una experiencia con el uso de juegos y materiales concretos en la construcción de conceptos por parte de los estudiantes.

Autores/as

  • Thaylles Leal da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciatura em Matemática, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9229-7635
  • Mayara Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Colégio de Aplicação, Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8716-0768
  • Rodrigo Sychocki da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Porto Alegre, RS, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7406-2517

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3965

Palabras clave:

Educação Especial, Educação Matemática, Jogos, Materiais Concretos

Resumen

Este texto surge como un producto reflexivo de un conjunto de experiencias vividas dentro del alcance del proyecto de iniciación docente (PIBID) que tuvo lugar en el espacio del Servicio Educativo Especializado (AEE). A partir de las demandas que surgen de las clases regulares de matemáticas, se consideró la posibilidad de desarrollar materiales / clases que fueron subsidiados en el uso de juegos y materiales concretos. Para este propósito, las ideas que podrían apoyar la construcción y el uso de los materiales descritos en este artículo fueron consultadas en la literatura. La base teórica utilizada atraviesa elementos característicos en la legislación nacional que involucra la educación especial desde la perspectiva de la educación inclusiva y también en el uso de juegos y materiales concretos para promover el aprendizaje matemático reflexivo. Desde una metodología de trabajo basada en acciones en la ESA, observaciones sobre los participantes y notas en el diario de campo, fue posible reflejar, desde una perspectiva cualitativa, el itinerario tomado por los estudiantes participantes, relacionándolo con su contemplación antes de los objetivos por adelantado. elaborado. La ejecución de las acciones del proyecto también permitió reflexionar sobre la formación inicial del profesor de matemáticas, en relación con su apropiación de las ideas y formas de trabajo pertinentes a la ESA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaylles Leal da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciatura em Matemática, Porto Alegre, RS, Brasil

Formado em Informática para Internet no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande. Graduando em Matemática licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Área de Atuação: Informática; Matemática; Educação.

Mayara Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Colégio de Aplicação, Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Pedagoga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Linha de Pesquisa: Educação Especial e Processos Inclusivos. Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na mesma linha. Especialista na área da educação especial e inclusão escolar. Integrante do Núcleo de Estudos de Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE) e vice coordenadora do Centro de Documentação Tessituras Inclusivas/UFRGS. Tem experiência como professora e coordenadora pedagógica na Educação Infantil e como professora nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Tem interesse na área da formação de professores vinculada à educação especial. Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Educação Especial no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rodrigo Sychocki da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Porto Alegre, RS, Brasil

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor Adjunto do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFRGS, com atuação em disciplinas do DMPA. É professor/orientador credenciado ao Pós-Graduação em Ensino de Matemática (Profissional (conceito CAPES 5 (2016)) e Acadêmico (conceito CAPES 3 (2016))). Membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) diretoria do Rio Grande do Sul na gestão 2018 - 2021 na função de conselheiro editorial da Revista Educação Matemática em Revista - RS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016) com atuação em cursos de nível básico e superior. As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino e aprendizagem da matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Citas

BAPTISTA, C. R. Ação pedagógica e educação especial: a sala de recursos como prioridade na oferta de serviços especializados. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, n. esp., p. 59-76, maio/ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000400006.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Trad.: ALVAREZ, Maria João; SANTOS, Sara Bahia dos; BAPTISTA, Telmo Mourinho. Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.

BRABO, G. M. B. Formação docente inicial e o ensino ao aluno com deficiência em classe comum na perspectiva da educação inclusiva. 2013. 163 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

BRASIL. Casa Civil. Lei Nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 27 dez. 1961.

BRASIL. Casa Civil. Lei Nº 5.962, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 12 ago. 1971.

BRASIL. Casa Civil. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília/DF, jan. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: abr. 2020.

BRASIL. Secretaria-Geral. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília/DF, 7 jul. 2015.

CORREA, J.; MACLEAN, M. Era uma vez... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 173-194, 1999. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000100012.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino de Matemática. Boletim da SBEM, São Paulo, ano 4, n. 7, 1990.

FIORENTINI. D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Editores Associados, 2009.

OLIVEIRA, C. H; TRINDADE, V. M. T; ROBAINA, J. V. L. Uso do console Xbox 360° com kinect no ensino de Matemática e Ciências. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS, 2, 2018, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/205986/001108988.pdf?sequence=1. Acesso em: abr. 2020.

PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. da S. L. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, João Pessoa, v. 1, n. 38, p. 105-119, fev. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p105-119.

PIOVEZANI, M. I. E. Formação de professores e o atendimento ao aluno com deficiência no ensino regular na perspectiva da educação inclusiva. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Mestrado em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013.

SANTOS, V. de M. A relação e as dificuldades dos alunos com a matemática: um objeto de investigação. Zetetike, Campinas, v. 17, n. esp., 9 dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v17i0.8646794.

SANTOS, J. F. Atendimento educacional especializado para a educação infantil em redes municipais de ensino do estado do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana. 2017. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SILVEIRA, M. R. A. A dificuldade da Matemática no dizer do aluno: ressonâncias de sentido de um discurso. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 761-779, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/18480. Acesso em: abr. 2020.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; PESSOA, N.; ISHIHARA, C. Cadernos do Mathema: Jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SOARES, M. A. L; CARVALHO, M. F. O professor e o aluno com deficiência. São Paulo: Cortez, 2012.

TATTO, F.; SCAPIN, I. J. Matemática: por que o nível elevado de rejeição? Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 5. n. 5, 2004. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/245. Acesso em: abr. 2020.

TIELLET, C. A.; FALKEMBACH, G. A. M.; COLLETO, N. M.; SANTOS, L. R.; RIBEIRO, P. S. Atividades Digitais: seu uso para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, jul. 2007. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14152.

Publicado

2020-07-28

Cómo citar

ROSA, T. L. da; SILVA, M. C. da; SILVA, R. S. da. Proyecto PIBID y Servicio Educativo Especializado: una experiencia con el uso de juegos y materiales concretos en la construcción de conceptos por parte de los estudiantes. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2001, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id3965. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3965. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

Ensino de Matemática

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>