Sobre o uso das tecnologias digitais e suas implicações no estudo da existência de soluções para sistemas 2x2: uma análise por meio da mudança no tratamento semiótico à luz da teoria de Raymond Duval
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1234Palabras clave:
Sistemas Lineares, Tecnologia, Representações Semióticas, GeogebraResumen
O estudo feito por Ferreira (2013) em uma análise sobre livros didáticos mostra que a forma como tradicionalmente o conteúdo de sistemas lineares é apresentado desconsidera a investigação geométrica da solução, sugerindo-se assim como é trabalhado, comumente, este assunto em sala de aula. A partir disso, criaram-se atividades que possibilitassem uma nova abordagem para o estudo da existência ou não de solução para sistemas lineares, proporcionando novas contribuições para a discussão envolvendo o ensino e a aprendizagem desse conteúdo. Fundamentado na teoria de representações semióticas de Duval (2009, 2010) justificou-se o trabalho, uma vez que se acredita na mudança no tratamento como auxiliador do processo de aprendizagem. Buscou-se, com o uso das tecnologias, tornar o método dinâmico e interativo facilitando a construção do conhecimento pelo estudante. Com as atividades construídas no software Geogebra, acreditou-se que a representação gráfica de um sistema linear poderia auxiliar na inferência do estudante sobre a existência ou não de solução. Os dados obtidos a partir dos questionários respondidos pelos sujeitos investigados serviram para a validação da proposta de ensino. A sequência de atividades apresentada contribuiu para a evolução dos estudantes, na inferência sobre a existência ou não de solução em Sistemas Lineares de Equações de 1º Grau com Duas Incógnitas. Constatou-se ao final da pesquisa que a aplicação das atividades contribuiu de maneira satisfatória no aprendizado dos estudantes.
Descargas
Citas
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
FERREIRA, A. E. G. A importância dos sistemas lineares no ensino médio e a contribuição para a matemática e suas aplicações. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Ponta Grossa: UEPG, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.