Introdução ao Scilab

Autores/as

  • João Cândido Moraes Neves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-3340-2191
  • Greice da Silva Lorenzzetti Andreis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-8674-0223
  • Eduardo Boff Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-4679-565X

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1171

Palabras clave:

Scilab, Softwares Matemáticos, Ensino, Aprendizagem

Resumen

O minicurso “Introdução ao Scilab” foi ofertado em duas edições, 2011 e 2014, como o objetivo de capacitar os estudantes, em especial os do Curso de Licenciatura em Matemática, na utilização deste software, auxiliando-os nos componentes curriculares do curso e também na proposição de práticas docentes que envolvam o uso de tecnologias no ensino da Matemática. O Scilab (SCILAB ENTERPRISES S. A. S., 2015) é um software gratuito, de código aberto e de fácil programação. Pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio no ensino de relações fundamentais de operações matemáticas, polinômios, vetores, matrizes, sistemas lineares, gráficos de funções, entre outros. Além disso, pode ser utilizado para programação. Neste minicurso foram apresentados os principais comandos e rotinas necessários para o desenvolvimento de atividades propostas. Segundo Mosquera (2013), as tecnologias podem ser utilizadas para o ensino e a aprendizagem, pois promovem as capacidades técnicas, que permitem a gestão adequada da informação, o desenvolvimento da criatividade e a resolução de problemas. Além disso, o professor de Matemática precisa ter conhecimento matemático teórico suficiente para fazer bom uso de um software. Os estudantes tiveram boa receptividade e envolvimento com as atividades propostas.

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Biografía del autor/a

João Cândido Moraes Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984). Especialização em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990). Mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006). Doutorado em Educação pelo PPGDU UNISINOS (2015), é membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS), também membro do Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (GPMETA ) que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, efetivo - IFRS- Campus Caxias do Sul e professor - IFRS - Campus Caxias do Sul. Tem experiência na área de Matemática, Estatística e Física, com ênfase em Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: Modelagem Matemática, Matemática Aplicada e Formação de Professores.

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2005), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Realizou pós-doutorado junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) na área de Combustão, atuando principalmente no desenvolvimento de mecanismos cinéticos reduzidos para biocombustíveis. Atualmente é professora com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Caxias do Sul.

Eduardo Boff Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul. Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica do Ensino Superior (BICTES-IFRS).

Citas

MOSQUERA, J. S. Uso de las TICS (Scilab y Wiris) y su influencia en el rendimento en el álgebra lineal de los alumnos del primer nível de ingeniería de la Escuela Politécnica del Ejército Extensión Latacunga. Dissertação (Mestrado em Licenciatura em Matemática). Ambato: Universidad Técnica de Ambato, 2013. Disponível em: <http://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/7242>. Acesso em: 24 ago. 2015.

SCILAB ENTERPRISES S. A. S. Scilab. Disponível em: <http://www.scilab.org>. Acesso em: 10 set. 2015.

Publicado

2015-09-16

Cómo citar

NEVES, J. C. M.; ANDREIS, G. da S. L.; RIBEIRO, E. B. Introdução ao Scilab. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 1, p. 15, 2015. DOI: 10.35819/remat2015v1i1id1171. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1171. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

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