O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1297

Palavras-chave:

Software, Régua e Compasso, Triângulos

Resumo

Neste estudo foi investigado o uso do software Régua e Compasso no ensino-aprendizagem de triângulos, de modo a identificar vantagens e desvantagens de inseri-lo em aulas, dificuldades ao resolver questões e indícios de sua influência no desempenho do aluno. Vinte alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram notas de observações das aulas, pré?teste, pós-teste, registro das atividades e questionário de percepção. Ao resolver questões de triângulos, as principais dificuldades foram interpretar enunciados, justificar respostas e resolver equações do 1º grau. Segundo o docente, as aulas com o software pareceram estimular a participação, o diálogo e o aprendizado. De acordo com os discentes, empregar o software ajudou a entender o conteúdo.

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Biografia do Autor

  • André Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro, RJ
    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/CECIERJ/UAB). Colaborador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROFIS/UNIRIO).
  • Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda Pacheco, Prefeitura de de Paty do Alferes, Rio de Janeiro, RJ
    Professora de Matemática do município de Paty do Alferes, no Estado do Rio de Janeiro.
  • Thaís Tenório, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ
    Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/UAB)

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Publicado

2016-11-09

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

TENÓRIO, André; PACHECO, Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda; TENÓRIO, Thaís. O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 2, n. 2, p. 10–26, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1297. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297.. Acesso em: 26 nov. 2024.