A educação física do ensino médio integrado: uma revisão das publicações científicas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4077

Resumo

Resumo: Com o objetivo de avaliar as principais temáticas relacionadas às pesquisas que envolvem a Educação Física do ensino médio integrado no Brasil, este estudo foi feito a partir de uma revisão bibliográfica das publicações científicas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu e de artigos científicos. O levantamento de teses e de dissertações utilizou como fonte a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A busca de artigos científicos foi feita a partir da base de dados Scielo. Os estudos selecionados compreendem as publicações entre os anos de 2012 a 2019 e apresentam temáticas que se referem ao histórico da Educação Profissional dos Institutos Federais, ao histórico da Educação Física e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica, à análise da Educação Física na dinâmica curricular e às propostas de práticas pedagógicas para o ensino médio integrado. Constatamos que a baixa quantidade de produção científica pode levar ao entendimento da necessidade de maior discussão e pesquisa em relação à temática. Portanto, sugerimos que as pesquisas futuras apresentem propostas didático-pedagógicas que contribuam com a prática docente na Educação Física do ensino médio integrado.

Palavras-chave: Educação física. Ensino médio integrado. Estado da arte. Educação integrada. Educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele da Silva Valadão Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Morrinhos

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás.

Regina Márcia Ferreira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Bacharel em Sistemas de Informação

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Docente do Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT/IF Goiano)

Matias Noll, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT/IF Goiano)

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

FERNANDES, M. da S. V.; SILVA, R. M. F.; CARVALHO, M. A. de; NOLL, M. A educação física do ensino médio integrado: uma revisão das publicações científicas no Brasil. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4077. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4077. Acesso em: 16 abr. 2024.