A educação física do ensino médio integrado: uma revisão das publicações científicas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4077Resumo
Resumo: Com o objetivo de avaliar as principais temáticas relacionadas às pesquisas que envolvem a Educação Física do ensino médio integrado no Brasil, este estudo foi feito a partir de uma revisão bibliográfica das publicações científicas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu e de artigos científicos. O levantamento de teses e de dissertações utilizou como fonte a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A busca de artigos científicos foi feita a partir da base de dados Scielo. Os estudos selecionados compreendem as publicações entre os anos de 2012 a 2019 e apresentam temáticas que se referem ao histórico da Educação Profissional dos Institutos Federais, ao histórico da Educação Física e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica, à análise da Educação Física na dinâmica curricular e às propostas de práticas pedagógicas para o ensino médio integrado. Constatamos que a baixa quantidade de produção científica pode levar ao entendimento da necessidade de maior discussão e pesquisa em relação à temática. Portanto, sugerimos que as pesquisas futuras apresentem propostas didático-pedagógicas que contribuam com a prática docente na Educação Física do ensino médio integrado.
Palavras-chave: Educação física. Ensino médio integrado. Estado da arte. Educação integrada. Educação profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.