A LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
COLETÂNEA SER PROTAGONISTA - LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6332Palavras-chave:
Osório, livro didático, ensino de literatura, autoria femininaResumo
O artigo tem o objetivo de apresentar a pesquisa A literatura de autoria feminina presente nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio adotados nas escolas públicas no município de Osório/RS, desenvolvida no IFRS - Campus Osório. Partimos da perspectiva de que o livro didático é uma ferramenta complementar/auxiliar à/ao docente nas práticas educacionais, sendo em muitos contextos o único recurso disponível para o trabalho em sala de aula, tanto para professores/as quanto para discentes. Assim, a pesquisa direcionou-se a uma análise quantitativa da presença de literatura de autoria feminina nos livros didáticos adotados no município de Osório/RS. A partir de um recorte da pesquisa maior, apresentamos neste artigo os dados referentes às obras de literatura utilizadas na coletânea Ser Protagonista: Língua Portuguesa (PNLD/2018). Os resultados demonstraram o baixo volume, nas unidades dedicadas à literatura dessa coleção, de obras de autoria feminina, indicando uma desigualdade de gênero na abordagem didática de materiais oficiais direcionados à educação.
Downloads
Referências
BARRETO, Ricardo G.; BÁRBARA, Miranka G.; BERGAMINI, Cecília. EDIÇÕES SM (Org.). Ser protagonista: língua portuguesa. 3.ed. São Paulo: Edições SM, 2016. v. 1. p. 158-170. (Coleção Ser protagonista).
PINTO, Julia F.; PINHO, Pâmela P.; FERREIRA, Luciane S. A representatividade importa? Uma análise sobre as produções literárias presentes na coleção “Ser Protagonista: língua portuguesa”, PNLD 2018. Revista Versalete. Curitiba, vol. 10, nº 19, jul.-dez. 2022. Disponível em: http://www.revistaversalete.ufpr.br/edicoes/vol10-19/Revista-n.19.pdf. Acesso em: 07 dez. 2022.
PINTO, Julia F.; PINHO, Pâmela P.; FERREIRA, Luciane S. A literatura de autoria feminina presente nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio adotados nas escolas públicas no município de Osório/RS. Anais da 9º Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do IFRS Campus Osório: trabalhos ensino superior e pós-graduação.
VIANNA, Marcelo et al. (org.). Osório: IFRS Campus Osório, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/lucia/Downloads/123456789499.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do Boletim ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.