Pibid-IFRS: Contexto e ações do subprojeto Licenciatura em Ciências da Natureza
Palavras-chave:
Ensino de ciências, Formação inicial de professores, Pibid.Resumo
O subprojeto Licenciatura em Ciências da Natureza do Programa Institucional de Iniciação à Docência foi desenvolvido de abril de 2014 a fevereiro de 2018, no campus Porto Alegre do IFRS. Esse relato resgata os objetivos e as atividades executadas pelo grupo do referido subprojeto descrevendo sua organização e contribuições para a Educação Básica. O contexto do curso e a intencionalidade da formação inicial de professores indicam as escolhas para o planejamento das ações. A partir dele se descreve a estrutura e organização implementadas, as quais dão condições para a execução de inúmeras atividades voltadas para a Educação Básica. O impacto das ações do subprojeto é discutido considerando-se a participação dos licenciandos ao longo da vigência do projeto (Edital 61/2013) e os produtos gerados pelos bolsistas de iniciação à docência que atuam conjuntamente com os supervisores nas escolas, sob orientação da Coordenação de Área do subprojeto.Downloads
Referências
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, CAMPUS PORTO ALEGRE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química. Porto Alegre, 2017.
MOREIRA, A e CANDAU, V. (2006). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2006.
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