Pibid-IFRS: Contexto e ações do subprojeto Licenciatura em Ciências da Natureza

  • Aline Grunewald Nichele Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Andréia Modrzejewski Zucolotto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.
  • Cassiano Pamplona Lisboa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.
  • Márcia Bündchen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.
Palavras-chave: Ensino de ciências, Formação inicial de professores, Pibid.

Resumo

O subprojeto Licenciatura em Ciências da Natureza do Programa Institucional de Iniciação à Docência foi desenvolvido de abril de 2014 a fevereiro de 2018, no campus Porto Alegre do IFRS. Esse relato resgata os objetivos e as atividades executadas pelo grupo do referido subprojeto descrevendo sua organização e contribuições para a Educação Básica. O contexto do curso e a intencionalidade da formação inicial de professores indicam as escolhas para o planejamento das ações. A partir dele se descreve a estrutura e organização implementadas, as quais dão condições para a execução de inúmeras atividades voltadas para a Educação Básica. O impacto das ações do subprojeto é discutido considerando-se a participação dos licenciandos ao longo da vigência do projeto (Edital 61/2013) e os produtos gerados pelos  bolsistas de iniciação à docência que atuam conjuntamente com os supervisores nas escolas, sob orientação da Coordenação de Área do subprojeto.

Biografia do Autor

Aline Grunewald Nichele, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
Doutora em Educação. Docente de Química no IFRS - Campus Porto Alegre.
Andréia Modrzejewski Zucolotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.
Doutora em Educação. Docente de Educação em Química do IFRS - Campus Porto Alegre.
Cassiano Pamplona Lisboa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.
Doutor em Educação. Docente de Educação em Ciências do IFRS - Campus Porto Alegre.
Márcia Bündchen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.
Doutora em Ecologia e Conservação. Docente de Biologia do IFRS - Campus Porto Alegre.

Referências

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, CAMPUS PORTO ALEGRE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química. Porto Alegre, 2017.

MOREIRA, A e CANDAU, V. (2006). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2006.

Publicado
2018-12-17
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS