Relato de experiência no PIBID: estudo das plantas angiospermas em escola pública no município de Porto Alegre
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Viveiro, Angiospermas.Resumo
Por meio de atividades desenvolvidas no âmbito do “Subprojeto Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química” do PIBID do IFRS, foram realizadas atividades envolvendo o estudo sobre plantas angiospermas. As atividades foram desenvolvidas com estudantes das séries finais do ensino fundamental de uma escola municipal, que participavam do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU). O interesse pelo tema ‘angiospermas’ surgiu com a necessidade dos estudantes em identificar e caracterizar as ervas, temperos e hortaliças cultivadas no viveiro da própria escola. O desenvolvimento do projeto criou um ambiente de debate entre os estudantes do LIAU e os bolsistas do PIBID acerca do conceito de angiospermas, características morfológicas, diferenças entre estas e outras plantas, espécies encontradas no viveiro, entre outros tópicos. Além disso, o estudo das angiospermas promoveu, com a mediação da professora supervisora e dos bolsistas do PIBID, a elaboração de cartazes explicativos e glossários pelos estudantes.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Fundação CAPES. Brasília, DF: Senado, 2008. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em 20 agosto 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Ampliação da jornada escolar terá R$ 130 milhões. Brasília, DF: Senado, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33182>. Acesso em 20 agosto 2018.
BRASIL. Centro de Referências em Educação Integral. Em Porto Alegre, Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) reconhece saberes comunitários
<http://educacaointegral.org.br/experiencias/em-porto-alegre-projeto-de-educacao-ambiental-reconhece-saberes-comunitarios/>. Acesso em 14 agosto 2018.
SILVA, F.D. A. Espaços escolares, portfólios e avaliação. Revista do Professor, v.28, nº 109, p.8-11, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.