Formação docente para o desenvolvimento de recursos educacionais digitais: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5657

Resumo

Resumo: O objetivo da pesquisa é desenvolver uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) acerca da formação docente para o desenvolvimento de Recursos Educacionais (RED) no Brasil, criando-se assim um panorama sobre esse tema e caracterizando suas particularidades. A pesquisa é de cunho secundário e foram definidos protocolos de busca e questões de pesquisa para orientar a realização do trabalho. Os dez artigos que compuseram a revisão foram extraídos de três bases de dados distintas e, posteriormente, analisados. A investigação dos estudos identificados permitiu a coleta de uma série de dados qualitativos e quantitativos acerca das experiências de formação de professores para a criação de RED, através dos quais foi possível determinar que, dentre outras conclusões, o principal segmento educacional aos quais os recursos desenvolvidos eram destinados é o Ensino Fundamental, o público-alvo das formações foram docentes em formação inicial, e as experiências formativas não tinham como objetivo unicamente o desenvolvimento de habilidades técnicas.

Palavras-chave: Formação de professores. Recursos Educacionais Digitais. Tecnologia educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela de Morais Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Tecnologia Educacional pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional. Graduada em Pedagogia pela UFC.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC na Faculdade de Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e no Mestrado em Tecnologia Educacional.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, no Mestrado em Ciência da Informática e no Mestrado em Tecnologia Educacional. É Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

DE MORAIS SILVA, D.; ROGÉRIO SANTANA, J.; HERBERT LIMA VASCONCELOS, F. Formação docente para o desenvolvimento de recursos educacionais digitais: uma revisão sistemática da literatura. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5657. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5657. Acesso em: 19 abr. 2024.