A #REDE FEDERAL É 10! Uma proposta de unidade didática com o gênero entrevista na aula de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5610Resumo
Resumo: Neste trabalho propomos uma unidade didática (UD) voltada para turmas de 1º ano do ensino médio de Institutos Federais (IFs), partindo da percepção de que muitos estudantes, especialmente os calouros, desconhecem as possibilidades institucionais de envolvimento em atividades que compõem o tripé fundamental do IFs: ensino, pesquisa e extensão. Nesses termos, os objetivos da UD são possibilitar que os alunos ingressantes conheçam as oportunidades acadêmicas existentes, bem como documentar experiências bem-sucedidas de estudantes pela sua participação em projetos. Para isso, propomos a produção de entrevistas a serem publicadas em perfis oficiais das instituições. As seguintes etapas compõem a UD: leitura de notícias, reportagens e entrevistas que abordem casos de sucesso de estudantes de IFs; reflexão linguística sobre a retextualização da fala de entrevistados; realização de uma entrevista oral conjunta com estudante participante de algum projeto institucional para posterior transposição para a escrita; oficina de retextualização e transcrição de trechos da entrevista; escolha de estudantes a serem entrevistados, elaboração de e-mail de convite e planejamento da entrevista; realização da entrevista; escrita, reescrita e envio para publicação em perfis institucionais oficiais. Espera-se por meio desta UD oportunizar a implementação de uma aula de Língua Portuguesa que vá além da mera aprendizagem da escrita como tarefa escolar para seu uso como forma de participação e construção de conhecimentos significativos.
Palavras-chave: Unidade didática. Gêneros do discurso. Entrevista. Aula de Língua Portuguesa.
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