PESQUISA DE INTERVENÇÃO:
APROXIMANDO MESTRANDOS DA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE INOVAÇÃO DAS ICTs GAÚCHAS
DOI:
https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6387Palavras-chave:
pesquisa de intervenção, metodologia ativa, políticas públicas, política de inovação, ProfnitResumo
O objetivo deste artigo tecnológico é apresentar uma metodologia ativa utilizada na disciplina de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Estado Brasileiro no âmbito do mestrado, em rede, Profnit - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, no ponto focal do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Este trabalho foi conduzido com três turmas, sendo uma em andamento. A proposta do trabalho é a aproximação a uma ICT do Rio Grande do Sul para conhecer como a organização, considerando o Marco Legal de IC&T no Brasil, trata a sua política de inovação. Como contribuições destaca-se que a metodologia ativa em questão contribuiu para a aproximação entre a teoria e a prática. Ela permitiu que os estudantes pesquisadores assumissem o papel de agentes de transformação, auxiliando os atores praticantes a desenvolverem novas formas de pensar e gerir suas organizações.
Downloads
Referências
BIANCOLINO, C. A.; KNIESS, C. T.; MACCARI, E.; RABECHINI JR., R. Protocolo para elaboração de relatos de produção técnica. Revista de Gestão e Projetos - GeP, v. 3, n. 2, p. 294-307, 2012.
CUNHA, K. C. T.; BRAGA, C. P.; VOLPATO, G.; FARIAS, C. V. S. Análise da Política de Inovação de uma Instituição Científica e Tecnológica de Direito Privado. In: XLV Encontro da ANPAD, 2021. Anais do XLV Encontro da ANPAD, 2021.
NGANGA, C. S. N.; MIRANDA, G. J. Ensino e Pesquisa: duas faces de uma mesma moeda. In E. A. Leal, G. J. Miranda, & S. P. de C. C. Nova (Eds.), Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem (pp. 31–42). São Paulo: Atlas, 2017.
MADEIRA, P. L.; RAUTER, F. Política de Inovação: O caso de uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação do Rio Grande do Sul. In: IX SINGEP e 9a CIK, 2021. Proceedings do IX SINGEP e 9a CIK.
MARTENS, C. D. P.; PEDRON, C. D. A Disseminação da Produção Técnica/Tecnológica Gerada em Programas Stricto Sensu Profissionais. Revista IPTEC, v. 7, n. 1, p.I-III, 2019.
MOTTA, G. D. S. (2017). Como escrever um bom artigo tecnológico? Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 5, p. 4-8, 2017.
MICHAEL, J. Where's the evidence that active learning works?. Advances in Physiology Education, v. 30, n. 4, p. 159-167, 2006. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00053.2006.
OLIVEIRA, K.; SOARES, R.; FARIAS, C. Análise da Política de Inovação dos Institutos de Ciências e Tecnologia Públicos: um Estudo de caso no Instituto Federal. In: X SINGEP e 10a CIK, 2022. Proceedings do X SINGEP e 10a CIK.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do Boletim ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.