A leitura como prática de construção da cidadania
Resumen
A leitura representa um desafio ao leitor cada vez que este se depara com uma nova palavra. Isso acontece porque o ato de ler exige uma postura questionadora perante o mundo e perante si mesmo. Além disso, propõe que se construa uma resposta que integre parte das novas informações ao que o leitor já tem armazenado em sua “biblioteca interior”. Ler significa ainda formar um juízo sobre o escrito, atribuir sentido à mensagem, conceber um significado, e, sobretudo, ter uma postura crítica e ao mesmo tempo ativa sobre o mundo.
Segundo Vincent Jouve (2002), a leitura é uma atividade complexa que envolve cinco dimensões. A primeira é a que a vê como um processo neurofisiológico que representa um ato concreto e observável e que utiliza o aparelho visual, bem como diferentes funções cerebrais. Nesse processo, a leitura é concebida como uma operação de percepção, de identificação e de memorização dos signos. A segunda dimensão é a que vê a leitura como um processo cognitivo, que solicita competências, a saber, o leitor deve possuir um saber mínimo para prosseguir na leitura, ao mesmo tempo em que lhe é exigido um esforço de abstração. A terceira dimensão teorizada pelo autor refere-se à afetividade, relaciona-se às emoções que a leitura suscita no leitor e que acabam por envolvê-lo, prendendo seu interesse ao que lê. A quarta dimensão trabalha com a ideia de que a leitura é um processo argumentativo em que o autor prepara no texto um discurso de engajamento dele com o mundo e os demais seres; afirma ainda que o objetivo de persuadir o leitor e fazê-lo simpatizante de suas ideias está presente em todas as narrativas. Por fim, a quinta dimensão do processo de leitura é definida como processo simbólico, que constitui o envolvimento do texto com o mundo do leitor, com sua cultura e com seu meio.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à Revista Viver IFRS o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.
Última atualização: 10/03/2026. 18:26











