A leitura como prática de construção da cidadania

Autores

  • Izandra Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz, RS
  • Melissa Heberle Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Lajeado

Resumo

A leitura representa um desafio ao leitor cada vez que este se depara com uma nova palavra. Isso acontece porque o ato de ler exige uma postura questionadora perante o mundo e perante si mesmo. Além disso, propõe que se construa uma resposta que integre parte das novas informações ao que o leitor já tem armazenado em sua “biblioteca interior”. Ler significa ainda formar um juízo sobre o escrito, atribuir sentido à mensagem, conceber um significado, e, sobretudo, ter  uma postura crítica e ao mesmo tempo ativa sobre o mundo.

Segundo Vincent Jouve (2002), a leitura é uma atividade complexa que envolve cinco dimensões. A primeira é a que a vê como um processo neurofisiológico que representa um ato concreto e observável e que utiliza o aparelho visual, bem como diferentes funções cerebrais. Nesse processo, a leitura é concebida como uma operação de percepção, de identificação e de memorização dos signos. A segunda dimensão é a que vê a leitura como um processo cognitivo, que solicita competências, a saber, o leitor deve possuir um saber mínimo para prosseguir na leitura, ao mesmo tempo em que lhe é exigido um esforço de abstração. A terceira dimensão teorizada pelo autor refere-se à afetividade, relaciona-se às emoções que a leitura suscita no leitor e que acabam por envolvê-lo, prendendo seu interesse ao que lê. A quarta dimensão trabalha com a ideia de que a leitura é um processo argumentativo em que o autor prepara no texto um discurso de engajamento dele com o mundo e os demais seres; afirma ainda que o objetivo de persuadir o leitor e fazê-lo simpatizante de suas ideias está presente em todas as narrativas. Por fim, a quinta dimensão do processo de leitura é definida como processo simbólico, que constitui o envolvimento do texto com o mundo do leitor, com sua cultura e com seu meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izandra Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz, RS

Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (1999), especialização em Literatura pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2007). Atualmente cursa Doutorado em Letras na Universidade de Passo Fundo e é professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia- lirismo - sociedade, oralização - leitura - compreensão, história da literatura, história e cultura gaúcha.

Melissa Heberle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Lajeado

Mestra em Letras - Teoria e Análise Linguística (UFRGS, 2009), realizou Aperfeiçoamento em Psicopedagogia (Unoeste, 2009), é licenciada em Letras- Português/Inglês e respectivas literaturas (Univates, 2005) e cursou Magistério (2000). Sua experiência docente inclui a atuação na educação básica e superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na educação a distância. Atuou em escolas dos municípios de Cruzeiro do Sul e Lajeado, e ainda na Faculdade La Salle, em Estrela-RS. Foi docente efetiva do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (2011-2014), lecionando nos Câmpus Ibirubá, onde também atuou como COORDENADORA do Ensino Médio (2013) e Membro da Comissão de Ensino, e Farroupilha-RS. No ensino superior, ministrou as seguintes disciplinas: Comunicação Empresarial; Estratégias de Comunicação escrita e oral; Leitura e produção de textos e Língua Portuguesa I (2010 - 2014). Também atuou em quatro edições do curso de aperfeiçoamento (pós-graduação) Formação Continuada de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessíveis da UFRGS. Atualmente, é docente efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Lajeado, onde foi COORDENADORA Adjunta do Programa Mulheres Mil (2014-2015) e do PRONATEC (2015) e, desde 2014, é Membro Titular do Câmpus da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD)

Downloads

Edição

Seção

PROJETOS