A leitura como prática de construção da cidadania
Resumo
A leitura representa um desafio ao leitor cada vez que este se depara com uma nova palavra. Isso acontece porque o ato de ler exige uma postura questionadora perante o mundo e perante si mesmo. Além disso, propõe que se construa uma resposta que integre parte das novas informações ao que o leitor já tem armazenado em sua “biblioteca interior”. Ler significa ainda formar um juízo sobre o escrito, atribuir sentido à mensagem, conceber um significado, e, sobretudo, ter uma postura crítica e ao mesmo tempo ativa sobre o mundo.
Segundo Vincent Jouve (2002), a leitura é uma atividade complexa que envolve cinco dimensões. A primeira é a que a vê como um processo neurofisiológico que representa um ato concreto e observável e que utiliza o aparelho visual, bem como diferentes funções cerebrais. Nesse processo, a leitura é concebida como uma operação de percepção, de identificação e de memorização dos signos. A segunda dimensão é a que vê a leitura como um processo cognitivo, que solicita competências, a saber, o leitor deve possuir um saber mínimo para prosseguir na leitura, ao mesmo tempo em que lhe é exigido um esforço de abstração. A terceira dimensão teorizada pelo autor refere-se à afetividade, relaciona-se às emoções que a leitura suscita no leitor e que acabam por envolvê-lo, prendendo seu interesse ao que lê. A quarta dimensão trabalha com a ideia de que a leitura é um processo argumentativo em que o autor prepara no texto um discurso de engajamento dele com o mundo e os demais seres; afirma ainda que o objetivo de persuadir o leitor e fazê-lo simpatizante de suas ideias está presente em todas as narrativas. Por fim, a quinta dimensão do processo de leitura é definida como processo simbólico, que constitui o envolvimento do texto com o mundo do leitor, com sua cultura e com seu meio.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.