As ressignificações compartilhadas: experiências

Autores

  • Natália Branchi IFRS - Campus Feliz
  • Izandra Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz https://orcid.org/0000-0002-6063-3753
  • Viviane Diehl Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz
  • Raiane Samira Freire Gondim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz
  • Júlia Warken Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Experiências, Ressignificações

Resumo

O relato de experiência extensionista aqui descrito diz respeito a uma ação artístico-literária a partir de palavras ressignificadas poeticamente por estudantes de ensino médio técnico, do IFRS - Campus Feliz. O propósito de conferir um  olhar diferente às palavras corriqueiras, em um período de restrições por conta da pandemia, foi levado a sério pelos estudantes que, a partir da leitura de um texto de Julián Fuks, foram desafiados a dar novos sentidos a termos usados cotidianamente por eles. A partir das ressignificações dos vocábulos, bolsistas e voluntários dos projetos “Experiências de leitura compartilhadas” e “Artistando, ceramicando e muito mais” uniram-se para organizar os escritos em envelopes porta-talheres que foram usados em cafeterias da cidade que, afetuosamente, auxiliaram na elaboração, acolheram e divulgaram a ação. Como principais aportes teóricos, para estas reflexões estão os estudos de Jorge Larrosa e Eliana Yunes, que trazem a leitura e a escrita como possibilidades de voltar o olhar para as subjetividades e ressignificar-se. Assim, o que se pode notar, através dos relatos dos trabalhadores dos espaços não formais de leitura que abrigaram a ação e das publicações e compartilhamentos nas redes sociais, é que o alcance foi grande e o inusitado despertou o interesse e...

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Izandra Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

    Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (1999), especialização em Literatura pela Universidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2007) e doutorado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2018). Realizou estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Barcelona, em Barcelona, na Espanha, como bolsista CAPES, com orientação do professor doutor Jorge Larrosa. É mãe do Cauã e professora de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz. Tem experiência na área de Letras, subáreas de Teoria Literária e Literatura Brasileira atuando, principalmente, nos temas relacionados à leitura e formação do leitor.

  • Viviane Diehl, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

    Doutora em Educação na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Mestre em Educação (2006), Arteterapeuta, Especialista em Cerâmica (1996), Licenciada e Bacharel em Educação Artística-Habilitação em Artes Plásticas (1988), pela Universidade de Passo Fundo, RS. Educadorartista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz-RS (2013), na área Artes/Cerâmica onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão. Também atua como artista visual no espaço do Atelier Vivie Diehl onde desenvolve a produção artística e tem participado de inúmeros eventos e exposições nacionais e internacionais na China, Japão, Polônia, Letônia, Belarússia, Turquia, Moldávia, Cuba e no Brasil. Assim, como educadorartista se fundem a atuação da artista visual com a arte educadora. Líder do grupo de pesquisa C A D E: Diálogos e Estudos em Arte e Cultura na Educação Profissional - diretório CNPq, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) e do Coletivo de Estudos em Linguagens e Artes (CELinA). Atua com experiência nas práticas de linguagens visuais e na educação na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, cerâmica, educadorartista, educação e intercultura.

  • Raiane Samira Freire Gondim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

    Estudante do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. 

  • Júlia Warken Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

    Estudante do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. 

Downloads

Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

BRANCHI, Natália; ALVES, Izandra; DIEHL, Viviane; SAMIRA FREIRE GONDIM, Raiane; WARKEN MENEZES, Júlia. As ressignificações compartilhadas: experiências. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 2, n. 10, p. 21–25, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/5576.. Acesso em: 21 dez. 2024.