As ressignificações compartilhadas: experiências
Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Experiências, RessignificaçõesResumo
O relato de experiência extensionista aqui descrito diz respeito a uma ação artístico-literária a partir de palavras ressignificadas poeticamente por estudantes de ensino médio técnico, do IFRS - Campus Feliz. O propósito de conferir um olhar diferente às palavras corriqueiras, em um período de restrições por conta da pandemia, foi levado a sério pelos estudantes que, a partir da leitura de um texto de Julián Fuks, foram desafiados a dar novos sentidos a termos usados cotidianamente por eles. A partir das ressignificações dos vocábulos, bolsistas e voluntários dos projetos “Experiências de leitura compartilhadas” e “Artistando, ceramicando e muito mais” uniram-se para organizar os escritos em envelopes porta-talheres que foram usados em cafeterias da cidade que, afetuosamente, auxiliaram na elaboração, acolheram e divulgaram a ação. Como principais aportes teóricos, para estas reflexões estão os estudos de Jorge Larrosa e Eliana Yunes, que trazem a leitura e a escrita como possibilidades de voltar o olhar para as subjetividades e ressignificar-se. Assim, o que se pode notar, através dos relatos dos trabalhadores dos espaços não formais de leitura que abrigaram a ação e das publicações e compartilhamentos nas redes sociais, é que o alcance foi grande e o inusitado despertou o interesse e...
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.