Projetos, Interdisciplinaridade e Pensamento Científico na Escola

Autores

  • Cínthia Gabriely Zimmer Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Interdisciplinaridade, Indissociabilidade

Resumo

Este artigo relata a experiência da aplicação de abordagens pedagógicas baseadas em projetos, com ênfase na interdisciplinaridade e utilização do método científico. Ele é resultado de um projeto de Indissociabilidade, desenvolvido de forma conjunta com técnicos, professores e alunos do 1° ano do curso técnico integrado em Química do campus Feliz, o qual ocorreu durante o ano de 2022. Os objetivos da pesquisa foram investigar a constituição geológica do município e correlacionar a temática nas diversas áreas de ensino, bem como sua importância na nossa vida.  A metodologia consistiu na coleta de minerais nas 18 localidades da cidade, os quais foram analisados pelos próprios alunos com auxílio de um Geólogo, parceiro do projeto, e então armazenados em um expositor. Além disso, cada professor planejou dentro de seus conteúdos uma atividade envolvendo uma parte da análise sobre os minerais, sendo tudo registrado em um site organizado pelos bolsistas do projeto. Foi possível perceber durante a realização do projeto que o aprendizado pode ser potencializado por elementos que estimulam os processos cognitivos e criativos dos alunos, sendo a pesquisa uma excelente aliada nesse processo.

 

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Publicado

2023-08-22

Como Citar

ZIMMER, Cínthia Gabriely. Projetos, Interdisciplinaridade e Pensamento Científico na Escola. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 66–71, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/6419.. Acesso em: 21 dez. 2024.