Aprender é bom, na prática é melhor ainda!
Palavras-chave:
Química, Metais, Laboratório, Aula prática, Escola públicaResumo
Há tempos vem se debatendo sobre a importância das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem. É como se fosse preciso provar que é verdade o que foi dito na teoria. Contudo, pesquisas indicam que apenas 11% das escolas públicas tem laboratório para essas atividades. Assim sendo, esse projeto propôs desenvolver aulas experimentais sobre a química dos metais e proporcioná-las àqueles que não tem acesso a um laboratório. As aulas foram ofertadas para alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas da região do Vale do Caí, onde eles puderam vivenciar uma aula no laboratório de química do IFRS Campus Feliz, como também de forma itinerante onde os integrantes do projeto foram até as escolas realizar a aula experimental. Relatos dos alunos indicaram que os experimentos auxiliaram no entendimento do estudo da química, tirando o estigma da dificuldade dessa disciplina. O projeto despertou nesses alunos maior interesse pela ciência e tecnologia.
Downloads
Referências
CASTRO, F. Escassez de laboratórios de ciências nas escolas brasileiras limita interesse dos alunos. Revista Quanta, 2017. Disponível em: https://www.revistaeducacao.com.br/escassez-de-laboratorios-de-ciencias-nas-escolas-brasileiras-limita-interesse-dos-alunos-pela-fisica/. Acesso em: 15 out. 2019.
CRUZ, J. B. da. Laboratórios. Brasília, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013620.pdf. Acesso em: 24 out. 2019.
FERRACIOLI, L. Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 16, n. 2: p. 180-194, 1999.
PRESSENTIN, S. Explorando a motivação para estudar Química. Química Nova, v. 23, n. 2: p. 401-404, 2000.
RIBEIRO, M. O Globo. São Paulo, 2013. Seção Educação. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/so-11-das-escolas-brasileiras-tem-laboratorio-de-ciencias-10804574. Acesso em: 22 out. 2019.
SALESSE, Maria Teixeira. A experimentação no ensino de Química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2008. Monografia de Especialização (Especialização em Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.