Integração de saberes socioambientais na Ilha da Pintada, Porto Alegre - RS

  • Itapuã Rosa Cardoso
  • Gabriela Trentini Feijó Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Luana Daniela da Silva Peres Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Arthur de Castro Fraga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Vinícius Giacomini Tonelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Renata Dias Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Helen Scorsatto Ortiz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Telmo Francisco Manfron Ojeda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
Palavras-chave: Ilha da Pintada, Inundações, Socioambiental, Educação ambiental

Resumo

Através do componente curricular “Projeto Integrador” foi desenvolvida uma ação de extensão realizada pelos alunos do curso de Gestão Ambiental do IFRS – Campus Porto Alegre. Esta aconteceu primeiramente na Ilha da Pintada, localizada na cidade de Porto Alegre, que possui grande importância ambiental e é atingida por inundações. Teve por objetivo sensibilizar os alunos do 4° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso, através da educação ambiental relacionada à importância do local onde residem e quais medidas mitigadoras poderiam ser adotadas para que estes eventos que ocorrem de forma natural não afetassem tanto a comunidade. Num segundo momento do evento, foram realizadas atividades no campus, quando a Ilha da Pintada foi apresentada à comunidade acadêmica, através de palestras realizadas pelos guarda-parque do Parque Estadual Delta do Jacuí e por uma moradora da Ilha, além de uma exposição com todos os trabalhos realizados pelos alunos da escola.

Publicado
2020-05-21