Vez e voz para os quilombos: reafirmação de saberes, resistências e potencialidades
Palavras-chave:
Quilombo, Quilombola, Saberes, Sustentabilidade, ResistênciaResumo
O presente relato apresenta uma ação extensionista, parte do “Projeto Integrador: Saberes Socioambientais”, realizada pelo NEABI em setembro de 2018, envolvendo duas etapas: a primeira no Quilombo da Anastácia, município de Viamão; e a segunda no campus Porto Alegre do IFRS, aberta a toda comunidade interna e externa. Como um todo, o evento “Vez e voz para os quilombos: reafirmação de saberes, resistências e potencialidades” teve por objetivo geral dar visibilidade às comunidades quilombolas. Foram dias intensos envolvendo palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais, na busca de fortalecer e estimular o diálogo a respeito dos direitos e das políticas públicas voltadas às comunidades remanescentes no Brasil. Houve incrível troca de experiências e de conhecimentos entre a comunidade interna e externa do campus, bem como em interlocução com quilombolas da região metropolitana de Porto Alegre. Com o evento, estimulou-se a valorização da cultura quilombola e o combate ao preconceito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.