5ª Feira de Trocas Solidárias: relações econômicas e sociais sob outros prismas
Palavras-chave:
Feira, Trocas, Economia Solidária, Trabalho.Resumo
O presente relato refere-se à ação extensionista, sob a forma de evento, desenvolvida no campus Porto Alegre do IFRS, no mês de junho de 2017. A “5ª Feira de Trocas Solidárias” teve por objetivo geral criar um espaço de trocas de produtos, serviços e saberes, com base nos princípios da economia solidária. Buscou-se concretizar experiência comercial onde não houvesse uso da moeda oficial brasileira e onde as ideias de lucro, acumulação e competição fossem substituídas pelas de solidariedade e cooperação. A experiência, que envolveu servidores, discentes de cursos técnicos e tecnológicos diversos e comunidade externa, permitiu ampliar as discussões sobre economia solidária realizadas no Brasil, ao mesmo tempo em que se vivenciou uma prática.
Downloads
Referências
Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Disponível em: http://fbes.org.br. Acesso em: 30/maio/ 2018.
LAVILLE, Jean-Louis e GAIGER, Luiz Inácio. Economia Solidária. In: HESPANHA, Pedro et. al. Dicionário Internacional da Outra Economia. São Paulo: Almedina Brasil, 2009. p. 162-168 .
SINGER, Paul. Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. 3 ed. São Paulo: Contexto, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.