O compasso ternário do Programa Música no IFRS campus Osório

Autores

  • Agnes Schmeling Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS
  • João Miguel Erig Bohn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS
  • Larissa Dalla Corte Euzebio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS

Palavras-chave:

Música, Osório, Cultura

Resumo

Tal qual um compasso ternário em seu último tempo, o ano de 2015 marcou o reinício de outro ciclo no Programa Música do IFRS - campus Osório. O Programa é regido pela Lei 11.769/2008, que determina o ensino da música na Educação Básica, e pela Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade da oferta de conteúdos históricos, artísticos e culturais da população afro-brasileira e indígena. As atividades do Programa começaram em 2013, caracterizando a primeira fase: a implementação. Foram elaborados projetos (atividades vocais, banda Pop Rock, oficinas de instrumento) a partir das habilidades da professora de Música e dos bolsistas selecionados, como também dos interesses da comunidade em geral.

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Biografia do Autor

Agnes Schmeling, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS

Mestre e professora de música no IFRS – Campus Osório.

João Miguel Erig Bohn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS

Discente do IFRS - Campus Osório.

Larissa Dalla Corte Euzebio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS

Discente do IFRS - Campus Osório.

Referências

BASTIAN, Hans Günther. Música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2009. – (Coleção Clave de sol. Série Música e Educação).

BRASIL. Lei 11.645/2008 e Lei 11.769/2008.

SOUZA, Jusamara (Org.). Música, Cotidiano e Educação. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS, 2000.

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Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS