Panificação Inclusiva

Autores

  • Flávia Santos Twardowski Pinto
  • Ana Paula Wagner Steinmetz
  • Luiz Ricardo Calmon
  • Luiza de Souza Ferreira
  • Rafaela Silveira Carniel
  • Simone Xavier

Resumo

 

 

A alimentação é essencial na vida do ser humano. Por este motivo surgiu o Projeto de Panificação Inclusiva, o qual busca mostrar que ter uma alimentação saudável traz benefícios à saúde. O pão é apreciado pela maioria das pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais, no entanto, parte da população vem evitando seu consumo e de outros produtos de panificação, ricos em açúcar e gordura, como os bolos e biscoitos, pelo risco de causarem problemas para a saúde dos consumidores, aumentando as taxas de colesterol e triglicerídeos no sangue.

 

Os produtos de panificação, pelas características de sua composição, não podem ser designados como de baixo valor calórico. De modo geral, são ricos em carboidratos (o amido presente na farinha de trigo, outras féculas ou amidos, açúcares – sacarose, mel, xarope de glucose), em lipídios (óleos, gorduras, ovos, leite integral) e em proteínas (glúten da farinha, proteínas do leite, queijos e ovos), apresentando, com exceção dos produtos integrais, pequena quantidade de fibras (BENASSI; WATANABE; LOBO, 2001).

 

Diante disso, a busca por uma alimentação saudável vem crescendo continuamente e a venda de produtos saudáveis, como alimentos diet, light, sem glúten ou lactose e produtos orgânicos cresceu 82% nos últimos cinco anos (FURLANETTO, 2013).

 

 

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Biografia do Autor

  • Flávia Santos Twardowski Pinto
    Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Microbiologia e Sensometria.
  • Ana Paula Wagner Steinmetz
    Estudante do ensino médio integrado em administração e bolsista de extensão pela instituição IFRS- Câmpus Osório
  • Luiza de Souza Ferreira
    Possui curso-tecnico-profissionalizante em Ensino Médio Integrado à Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2014), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Instituto Estadual Riachuelo(2010) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2014)
  • Rafaela Silveira Carniel
    Cursando o Ensino Médio IFRS - Câmpus Osório, integrado ao Técnico em Administração

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Publicado

2015-10-28

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS