Panificação Inclusiva
Resumo
A alimentação é essencial na vida do ser humano. Por este motivo surgiu o Projeto de Panificação Inclusiva, o qual busca mostrar que ter uma alimentação saudável traz benefícios à saúde. O pão é apreciado pela maioria das pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais, no entanto, parte da população vem evitando seu consumo e de outros produtos de panificação, ricos em açúcar e gordura, como os bolos e biscoitos, pelo risco de causarem problemas para a saúde dos consumidores, aumentando as taxas de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Os produtos de panificação, pelas características de sua composição, não podem ser designados como de baixo valor calórico. De modo geral, são ricos em carboidratos (o amido presente na farinha de trigo, outras féculas ou amidos, açúcares – sacarose, mel, xarope de glucose), em lipídios (óleos, gorduras, ovos, leite integral) e em proteínas (glúten da farinha, proteínas do leite, queijos e ovos), apresentando, com exceção dos produtos integrais, pequena quantidade de fibras (BENASSI; WATANABE; LOBO, 2001).
Diante disso, a busca por uma alimentação saudável vem crescendo continuamente e a venda de produtos saudáveis, como alimentos diet, light, sem glúten ou lactose e produtos orgânicos cresceu 82% nos últimos cinco anos (FURLANETTO, 2013).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.