STEM Geek: aprendizagem além das salas de aula

Autores

  • Flávia Santos Twardowski Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS
  • Romero Assis de Oliveira
  • Cláudius Jardel Soares

Palavras-chave:

Extensão, Iniciação científica, STEM, Ciência, Aprendizagem criativa

Resumo

A iniciação científica durante o período escolar e? uma atividade de suma importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que fornece ao estudante a oportunidade de vivenciar a aplicação de diversos conceitos vistos em sala de aula. Por isso, é considerada uma rica experiência, pois ele poderá complementar sua formação e se preparar para a vida profissional e acadêmica. O projeto STEM Geek teve como objetivo proporcionar aos estudantes um contato com a aprendizagem ativa através da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática (STEM). A ação atendeu, no ano de 2018, 64 estudantes do IFRS e de escolas do litoral norte gaúcho. A metodologia utilizada foi composta por encontros semanais, com atividades práticas e exposições teóricas além de compartilhamento dos resultados. O projeto se consolida como precursor no desenvolvimento de atividades interativas, visto que estabelece uma troca de saberes entre os estudantes de forma interdisciplinar.

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Referências

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Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

PINTO, Flávia Santos Twardowski; DE OLIVEIRA, Romero Assis; SOARES, Cláudius Jardel. STEM Geek: aprendizagem além das salas de aula. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 8, n. 8, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/3760.. Acesso em: 16 mar. 2025.