STEM Geek: aprendizagem além das salas de aula
Palavras-chave:
Extensão, Iniciação científica, STEM, Ciência, Aprendizagem criativaResumo
A iniciação científica durante o período escolar e? uma atividade de suma importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que fornece ao estudante a oportunidade de vivenciar a aplicação de diversos conceitos vistos em sala de aula. Por isso, é considerada uma rica experiência, pois ele poderá complementar sua formação e se preparar para a vida profissional e acadêmica. O projeto STEM Geek teve como objetivo proporcionar aos estudantes um contato com a aprendizagem ativa através da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática (STEM). A ação atendeu, no ano de 2018, 64 estudantes do IFRS e de escolas do litoral norte gaúcho. A metodologia utilizada foi composta por encontros semanais, com atividades práticas e exposições teóricas além de compartilhamento dos resultados. O projeto se consolida como precursor no desenvolvimento de atividades interativas, visto que estabelece uma troca de saberes entre os estudantes de forma interdisciplinar.
Downloads
Referências
DEMO, Pedro. Pesquisa: princi?pio cienti?fico e educativo. 7. ed. Sa?o Paulo: Cortez, 2000.
KUENZER, Aca?cia Zeneida (org.). Ensino me?dio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 4. ed. Sa?o Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTEL, V. Morel01.jpg. 2018. Altura: 1370 pixels. Largura: 1432 pixels. 2,7MB. Formato JPEG. Pendrive.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.