Compartilhando saberes e fazeres com turmas da APAE-Osório através da panificação

Autores

  • Flávia Santos Twardowski Pinto
  • Ana Paula Wagner Steinmetz
  • Mariana Ribas Sá

Palavras-chave:

Educação profissional, Inclusão, Panificação.

Resumo

Os estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) possuem necessidades específicas relacionadas ao seu intelecto, as quais podem estar associadas a limitações adaptativas em, pelo menos, duas áreas de habilidades. Com base nisso, este projeto desenvolve com os estudantes da APAE- Osório a preparação para a introdução ao mercado de trabalho, associado ao desenvolvimento de habilidades motoras, através de oficinas práticas de panificação. A metodologia deste projeto é de cunho interativo. As formulações são apresentadas aos estudantes em forma de tabelas com desenhos que mostram os insumos e as medidas para realização das mesmas. Pode-se verificar no decorrer das oficinas que a panificação tem o poder de trabalhar a motricidade, a habilidade de cooperação e o desenvolvimento de interpretações sensoriais. Conclui-se que as ações do projeto estão sendo um elo de aprendizagem e socialização entre os estudantes do campus Osório e a APAE.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

PINTO, Flávia Santos Twardowski; STEINMETZ, Ana Paula Wagner; SÁ, Mariana Ribas. Compartilhando saberes e fazeres com turmas da APAE-Osório através da panificação. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 53–56, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/2597.. Acesso em: 21 dez. 2024.