A equação escalar conservativa: aplicações em fluxo de tráfego

Autores

  • Jorge Corrêa de Araújo Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), Departamento de Matemática, São Gonçalo, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1015-6311
  • Rosa García Márquez Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), Departamento de Matemática, São Gonçalo, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3465-569X
  • Millena Ribeiro Fontinha Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), Licenciatura em Matemática, São Gonçalo, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8053-4739

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4162

Palavras-chave:

Fluxo de Tráfego, Regularização de Dados Iniciais, Solução Fraca

Resumo

Neste trabalho, a equação escalar conservativa é utilizada para a representação de um modelo de fluxo de tráfego veicular com a abertura de sinal após a luz verde em uma rodovia com dois diferentes campos de velocidades em função da densidade de veículos. Duas metodologias foram apresentadas, uma delas é derivada de uma equação algébrica e a outra, denominada regularização dos dados iniciais, consiste em tomar o limite das aproximações contínuas das condições iniciais uE(x,0) para obter a solução do problema, o que constitui a originalidade de nossa contribuição. A simulação realizada com os modelos adotados neste estudo mostrou que o fluxo de veículos durante o sinal aberto é mais intenso com o modelo quadrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Corrêa de Araújo, Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), Departamento de Matemática, São Gonçalo, RJ, Brasil

Possui o bacharelado em matemática pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em Modelagem Computacional (matemática aplicada e computação científica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto-matricula 8237-0 do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em difração de raios-X de materiais policristalinos com o metodo de Rietveld.

Rosa García Márquez, Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), Departamento de Matemática, São Gonçalo, RJ, Brasil

Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente sou professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.

Millena Ribeiro Fontinha, Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), Licenciatura em Matemática, São Gonçalo, RJ, Brasil

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ).

Referências

CUMINATO, J. A.; MENEGUETTE JUNIOR, M. Discretização de equações diferenciais parciais: técnicas de diferenças finitas. Rio de Janeiro: SBM, 2013.

FOX, R.W.; PRITCHARD, P. J.; MCDONALD, A. T. Introdução à mecânica dos fluidos. Trad. e revisão técnica: KOURY, Ricardo Koury; MACHADO, Luiz. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

GÓMES HERNÁNDEZ, E. Desarrollo de un Modelo de Simulación Vehicular para la Mejora en la Sincronización de Semáforos. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) ? Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica y Electrónica, Tonantzintla, Puebla, México, 2009.

GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. v. 3, 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

HABERMAN, R. Mathematical models: Mechanical vibrations, population dynamics and traffic flow. Philadelphia: SIAM, 1977.

LEVEQUE, R. J. Numerical methods for conservation laws. Lectures in Mathematics ETH Zurich. 2. ed. Basel: Birkhäuser, 1992.

WILLIAMSON, R. E.; CROWELL, R. H.; TROTTER, H. F. Cálculo de funções vetoriais. v. 2. Rio de Janeiro: LTC, 1979.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

ARAÚJO, J. C. de; MÁRQUEZ, R. G.; FONTINHA, M. R. A equação escalar conservativa: aplicações em fluxo de tráfego. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e4005, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id4162. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4162. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Matemática Pura e/ou Aplicada