Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1226

Palavras-chave:

Progressão Aritmética, Progressão Geométrica, Representação Geométrica, SuperLogo

Resumo

Este artigo é um relato de experiência das atividades realizadas no projeto de extensão intitulado: “Explorando Jogos no Ambiente Tecnológico: Um Recurso para Estimular o Raciocínio Matemático”, vivenciado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O foco do projeto foi o uso de recursos computacionais para a aprendizagem de Matemática. Entre as propostas do projeto, figurou a realização de uma breve pesquisa, de atividades com jogos computacionais e um curso sobre atividades de Geometria utilizando a linguagem de programação LOGO. O curso foi ministrado durante 5 dias em períodos de 3 horas por dia, explorando construções geométricas com estudantes de Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Portanto, o objetivo deste relato é apresentar algumas discussões sobre as dificuldades dos Pibidianos na visualização do conceito de progressão observadas a partir de representações geométricas produzidas por meio computacional, através do software SuperLogo. Na utilização deste software é possível, além da visualização de formas geométricas, o entendimento de sua construção por meio de etapas de programação. Nesse sentido, buscamos entender como os estudantes visualizavam o conceito de progressão por meio das regularidades geométricas possibilitadas no SuperLogo. Os resultados obtidos durante o curso apontam dificuldades dos estudantes de Matemática quanto ao entendimento e compreensão do conceito de progressões aritméticas e geométricas quando associadas a imagens de representações geométricas.

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Biografia do Autor

Rúbia Araújo Pessôa de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE

Possui graduação sanduíche em Laurea Triennali in Matematica - Università degli Studi di Milano(2014). Cursando Licenciatura Plena em Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Bolsista de Extensão na UFRPE.

Ross Alves do Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil

Professor com Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Especialista em Ensino de Matemática pela UFPE (1994), Especialista em Informática na Educação pela UFRPE (1999), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Possui vínculo como Professor Adjunto III do Dptº de Educação UFRPE, lecionando: metodologia do ensino da matemática, jogos e a construção do conhecimento matemático, prática de ensino de matemática e Fundamentos e Vivências em Práticas Interdisciplinares. Atualmente vem trabalhando o projeto: Uma análise da aprendizagem em matemática a partir do uso de jogos matemáticos e Coordenando o projeto LACAPE-UFRPE. Explora nessas atividades temas como foco de pesquisa: Ensino de matemática e o uso das TICs (Informática), Números e Operações, História da Matemática, Modelagem Matemática, Jogos e Materiais Manipulativos. É membro do grupo de pesquisa: Laboratório de Ensino da Matemática e Tecnologia - LEMATEC/UFPE - área de pesquisa: introdução das tecnologias computacionais no ensino da matemática nas modalidades presencial como a distância.

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Publicado

2016-07-18

Como Citar

ALBUQUERQUE, R. A. P. de; NASCIMENTO, R. A. do. Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 1, p. 46–57, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1226. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1226. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática