Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1226Palabras clave:
Progressão Aritmética, Progressão Geométrica, Representação Geométrica, SuperLogoResumen
Este artigo é um relato de experiência das atividades realizadas no projeto de extensão intitulado: “Explorando Jogos no Ambiente Tecnológico: Um Recurso para Estimular o Raciocínio Matemático”, vivenciado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O foco do projeto foi o uso de recursos computacionais para a aprendizagem de Matemática. Entre as propostas do projeto, figurou a realização de uma breve pesquisa, de atividades com jogos computacionais e um curso sobre atividades de Geometria utilizando a linguagem de programação LOGO. O curso foi ministrado durante 5 dias em períodos de 3 horas por dia, explorando construções geométricas com estudantes de Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Portanto, o objetivo deste relato é apresentar algumas discussões sobre as dificuldades dos Pibidianos na visualização do conceito de progressão observadas a partir de representações geométricas produzidas por meio computacional, através do software SuperLogo. Na utilização deste software é possível, além da visualização de formas geométricas, o entendimento de sua construção por meio de etapas de programação. Nesse sentido, buscamos entender como os estudantes visualizavam o conceito de progressão por meio das regularidades geométricas possibilitadas no SuperLogo. Os resultados obtidos durante o curso apontam dificuldades dos estudantes de Matemática quanto ao entendimento e compreensão do conceito de progressões aritméticas e geométricas quando associadas a imagens de representações geométricas.
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