A experiência da escrita de si em diários narrativos na formação inicial de professores que ensinarão matemática
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v15.n1.a8247Resumo
Este artigo objetiva compreender como a escrita de si, mobilizada em um componente curricular de um curso de Pedagogia de uma universidade pública, constitui-se como dispositivo formativo na formação inicial de professores que ensinarão matemática. De natureza qualitativa, ancorado na pesquisa narrativa, o estudo pauta-se na análise de narrativas produzidas por futuras professoras a partir da elaboração de diários orientados por questões reflexivas sobre suas trajetórias com a matemática. A interpretação dessas experiências ocorreu por meio de tematizações, construídas a partir de uma leitura sensível e compreensiva das histórias de vida-formação das participantes. Os resultados indicam que a escrita de si instaura um espaço de dignificação da experiência, no qual emergem a revisitação de marcas da escolarização, a problematização ética do narrar e a articulação entre passado, presente e futuro na constituição da docência. Tais movimentos evidenciam a potência do diário narrativo como dispositivo formativo, ao favorecer processos de reflexividade e produção de sentidos sobre o ensinar matemática em contextos formativos frequentemente marcados por uma racionalidade técnica.
Palavras-chave: Escrita de si. Educação Matemática. Formação de Professores. Reflexividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
