O marcador de raça no livro didático de Língua Portuguesa: uma análise possível para uma educação decolonial
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v13.n2.a7457Resumo
O presente artigo consiste em um recorte da pesquisa do mestrado “Leitura e semiótica: uma análise acerca dos marcadores sociais da diferença e imagens de controle em livros didáticos de língua portuguesa”, no qual objetivamos expor como o marcador de raça, presente nos livros didáticos da coleção “Tecendo Linguagens”, articula estereótipos que naturalizam as segregações para com a raça negra e alicerçam o racismo no contexto educacional. Ao final das análises, constatamos que o estudo dos estereótipos articulados por meio do marcador social de raça apresentou um resultado bidirecional em relação aos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, demonstrando que aprender e ensinar sobre as relações de poder estabelecidas por intermédio da linguagem é o caminho para perceber e transformar realidades, bem como para construir uma educação que luta contra o racismo e demais formas de preconceitos.
Palavras-chave: Racismo. Livro didático. Marcador de raça.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
