Por que debater o ensino de sociologia? perspectivas de professores e intelectuais no Brasil das décadas de 1930 a 1950
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5423Resumo
Resumo: Este artigo constrói uma narrativa sobre a formação das Ciências Sociais como ciência e profissão no Brasil a partir dos debates que, entre as décadas de 1930 e 1950, problematizaram a sua didática. Quais fatores motivaram a participação de cientistas sociais no debate sobre o ensino de Sociologia, considerando que muitos deles sequer lecionavam no ensino secundário ou nas escolas normais? Por que debater o ensino de Sociologia nos circuitos especializados do conhecimento? Essas são indagações centrais deste trabalho que, tendo como principais fontes a produção acadêmica, biografias e depoimentos de intelectuais, aponta que, nos esforços de consolidação de um campo acadêmico, os cientistas sociais se depararam com os dilemas do magistério, alçando-os a objeto de reflexão ao lado do ensino de Sociologia e de seu papel nos bancos escolares.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Intelectuais. Docência.
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