Por que debater o ensino de sociologia? perspectivas de professores e intelectuais no Brasil das décadas de 1930 a 1950

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5423

Resumo

Resumo: Este artigo constrói uma narrativa sobre a formação das Ciências Sociais como ciência e profissão no Brasil a partir dos debates que, entre as décadas de 1930 e 1950, problematizaram a sua didática. Quais fatores motivaram a participação de cientistas sociais no debate sobre o ensino de Sociologia, considerando que muitos deles sequer lecionavam no ensino secundário ou nas escolas normais? Por que debater o ensino de Sociologia nos circuitos especializados do conhecimento? Essas são indagações centrais deste trabalho que, tendo como principais fontes a produção acadêmica, biografias e depoimentos de intelectuais, aponta que, nos esforços de consolidação de um campo acadêmico, os cientistas sociais se depararam com os dilemas do magistério, alçando-os a objeto de reflexão ao lado do ensino de Sociologia e de seu papel nos bancos escolares.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Intelectuais. Docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta dos Reis Neuhold, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Universidade do Minho, mestrado em Sociologia (USP), especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense), bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (USP) e em Pedagogia (Universidade Federal de São Carlos). Foi membro da equipe de avaliadores do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Sociologia, consultora da Unesco na avaliação dos cursos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), analista educacional do Serviço Social da Indústria (SESI-SP) e docente da Escola de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da Fundação Herminio Ometto | Uniararas. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área das Ciências Sociais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da educação, formação de professores, ensino de Sociologia, educação a distância, Sociologia política, movimentos sociais e cidadania.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

DOS REIS NEUHOLD, R. Por que debater o ensino de sociologia? perspectivas de professores e intelectuais no Brasil das décadas de 1930 a 1950. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5423. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5423. Acesso em: 24 abr. 2024.